TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA

Trabalho Escolar: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

FLUXO DE CAIXA

Itapetininga

2013

JANAINA MOREIRA PEREIRA

FLUXO DE CAIXA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresa da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais, e Direito Tributário.

Prof. Fábio Proença

Prof.ª Karen Manganotti

Prof.ª Helenara Samapaio

Prof.ª Vânia Silva

Prof.ª Janaina Vargas

Itapetininga

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado para desenvolver habilidades, para utilização de dados empresariais e financeiros.

O trabalho é um estudo de caso de uma empresa chamada Meta Soluções em Moveis Planejados Ltda., vai se realizar o estudo do fluxo de caixa e também envolvendo finanças empresariais.

DESENVOLVIMENTO

O fluxo de caixa é muito importante para uma empresa, ele ajuda na movimentação diária, e nos permite verificar informações referentes aos pagamentos, recebimentos, saldos realizados e a se realizar.

As informações do fluxo de caixa devem ser atualizadas diariamente e de forma acumulada, pois pode haver variações, e assim estaremos informados sobre os pagamentos, recebimentos e o saldo.

Quando o fluxo de caixa esta negativo, significa que a empresa esta gastando mais do que a receita permite.

O custo de oportunidade é representado pelo valor das oportunidades

não escolhidas. Diferente dos custos contábeis que são

escriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidade

é um custo implícito, que não aparece na contabilidade da empresa,

porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a

viabilidade de projetos empresariais. Também conhecido como custo alternativo, pode indicar o custo resultante da não utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou numa linguagem mais coloquial o custo da alternativa deixada de lado.

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso da empresa, e também para visualizar atividades que também deverão ser desenvolvidas no período projetado bem como o caminho que será percorrido pela mesma.

É um instrumento necessário para a empresa independente do seu porte ou ramo de atividade.

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal estadual ou federal. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.

As Contribuições estão divididas em dois grupos:

• Especial: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social),

• Contribuição de Melhoria: É quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo, quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois ele teve um claro benefício.

Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança).

• Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA.

• Sobre a renda: IR, IRRF.

• Sobre o consumo: IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISSQN - estes são exemplo de impostos que você vai configurar no seu programa para NFe, e que serão calculados a cada item vendido.

Competência tributária é a aptidão para criar tributos em abstrato, por meio de lei, com todos os elementos essenciais (hipótese de incidência, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo, alíquota). Abrange também a aptidão para aumentar, parcelar, diminuir, isentar, modificar, perdoar tributos e etc. (princípio de que quem pode o menos pode o mais).

Normalmente, quem tem competência é o sujeito ativo da relação jurídica tributária, pois também têm capacidade tributária ativa (aptidão para cobrá-lo). Mas nada impede que a pessoa política, por meio de lei, delegue a capacidade tributária ativa a terceiros, figurando este terceiro como sujeito ativo do tributo.

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Na região de Itapetininga as empresas estão expandindo diariamente, mas o que se faz notório é a preocupação contínua dos empresários de empresas de pequeno porte. Os controles financeiros utilizados pelas empresas para administrar o seu dia-a-dia são: controle de caixa, controle de bancos, controle de contas a receber, controle de contas a pagar e controle de despesas. Praticando esses controles é fácil os empresários gerenciarem de forma eficaz as finanças da empresa mesmo que seja de pequeno porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com