TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA

Artigo: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1. MISSÃO, VISÃO E VALORES 4

2.2. ESTRATÉGICA GENÉRICA 5

2.3. ESTRATÉGIA COMPETITIVA 5

2.4. AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 6

2.5. AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 7

3. DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 8

4. CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa analisar as estratégias adotadas pela Natura Cosméticos S.A. para construção da sua imagem, competitividade e crescimento da marca. A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação é um dos pontos que compõe essa estratégia.

No segundo capítulo deste trabalho, teremos algumas análises referentes aos elementos essenciais num plano estratégico nas organizações, como a missão, visão e os valores. Neste mesmo capítulo identificaremos a estratégia genérica de diferenciação adotada pela Natura, além de analisarmos o ambiente setorial, com foco nos concorrentes, fornecedores e clientes e finalizaremos observando o ambiente externo e interno da organização afim de identificar algum componente importante não mencionado no estudo de caso Natura.

Por fim, no terceiro capítulo veremos três ações que podem resultar em desenvolvimento e crescimento para empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Um dos passos mais importantes em uma administração estratégica é obter um profundo conhecimento da razão de ser da organização e isso acontece através da missão. Objetividade, facilidade de compreensão e reflexo da realidade da empresa são algumas características importantes da missão. Outro ponto importante na criação, elaboração de uma missão é observar se a mesma está respondendo as cinco perguntas básicas, são elas: O que fazer? Pra quem fazer? Como fazer? Pra quê? Onde? A missão da empresa Natura Cosméticos S.A. consiste em Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Com base nos parâmetros e recomendações para a formulação de uma missão, podemos observar que a missão da Natura não atende aos requisitos, pois ela não responde as cinco perguntas básicas.

Visão

Um trecho da Visão da empresa Natura “...A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial...” percebe-se um sonho que deseja ser alcançado, como não há uma fórmula exata para formulação da visão, basta apenas que ela esteja sendo projetada para o futuro. Com isso, pode-se dizer que a elaboração desse instrumento na orientação no Planejamento Estratégico está correta.

Valores

Os valores são o suporte, estofo moral e ético da empresa. São inegociáveis e servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas. O enunciado de cada valor deve ser curto orientando a conduta profissional e pessoal, tanto individual como coletivamente. No caso dos valores formulados pela empresa em questão, os mesmos deveriam ser mais objetivos e mais direcionados, para que todos, do operacional à gerência compreendam e façam dessas regras, reais condutas.

2.2. ESTRATÉGICA GENÉRICA

Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para gerar e manter uma vantagem competitiva nas organizações, são elas: Liderança em custos, diferenciação e enfoque.

No caso da empresa Natura a estratégia utilizada é a Diferenciação. As principais estratégias de diferenciação adotadas foram diferenciação por imagem e marca, por escopo variado de produtos e diferenciação por atendimento personalizado, além de adotar uma política de responsabilidade social. Optando por essa estratégia genérica de diferenciação, ela buscou basicamente diferenciar o seu produto em relação ao mesmo produto oferecido por rivais de maneira a atrair uma grande faixa de compradores e com isso desfrutar de alguns pontos na liderança do mercado.

2.3. ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Para obter vantagens duráveis, uma empresa deve, além de praticar preços competitivos com base em custos vantajosos, agir estrategicamente em cada segmento de todos os setores em que ela atua. E isso significa saber escolher a variedade de produtos adequadamente, levando em conta os atributos dos produtos a serem ofertados, bem como os benefícios a serem buscados por consumidores, em função de seus estilos de vida e expectativas de preços. É preciso conhecer o cliente com a mesma habilidade com que a empresa conhece seus produtos. O que compra, onde compra, quando compra. Através desses conhecimentos, a empresa evitará ou a menos poderá retardar a ação da concorrência.

Concorrentes

Além da competição com a Avon no mercado de vendas diretas, a Natura também encontra concorrência nas empresas com sistemas de vendas varejistas e franqueadas como L´Oréal, Nívea, Johnson & Johnson, Unilever, Colgate-Palmolive e O Boticário. As empresas deste setor vendem seus produtos através das cadeias de distribuição de supermercados, lojas de departamento e farmácias, com exceção do O Boticário, que trabalha com lojas de franquia.

Clientes

A idade da população brasileira também representa um bom indicativo para o crescimento do setor. A concentração da população está em uma faixa entre 18 e 49 anos, representando 53% da população total e grande parte do consumidor alvo.

Além disso, 51% dessa população total é composta por mulheres, principal mercado alvo.

Fornecedores

A Natura compra matéria-prima de diversos fornecedores, sendo os

domésticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com