TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO CONTINUADA

Artigo: FORMAÇÃO CONTINUADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

1. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

A educação é um fator fundamental para o ser humano. Portanto como educadores devemos estar sempre atualizado para que possamos trabalhar com a diversidade apresentadas em sala de aula. Desta forma como cidadãos devemos estar preparados para ser atuante na sociedade.

Atualmente a escola está desempenhando vários papéis na sociedade, pois ao observarmos, se percebe que este campo de atuação estar em constante mutação, e o professor tem um papel central neste processo, sendo responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos.

Então o professor precisa também estar bem preparado para os desafios que irão surgir no cotidiano de sala de aula.

[...] a necessidade de contínuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só acontece pela ação do professor; a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua própria prática; em geral, os professores têm uma visão simplista da atividade docente, ao conceberem que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas técnicas pedagógicas. (SCHNETZLER e ROSA, 2003, p.27).

A formação continuada deve ser encarada como um processo contínuo na educação, em que devem ser abordados os diversos fatores presentes em sala de aula, com o objetivo de buscar soluções para os desafios presentes em sala de aula. No entanto, ao participar desta formação, muitos cursinhos não estão voltado a realidade presente na educação, com curta duração, simpósios, reuniões e também por outras ações que têm como princípio a prática da auto formação e da formação colaborativa entre professores, gerando resultados insatisfatórios na educação.

É necessário que o educador esteja em constante processo de formação, buscando sempre se qualificar, pois a formação continuada tem o papel de contribuir para novos aprendizados, assim poderá melhorar a prática docente e conhecimento profissional.

Através da formação continuada o professor tem a possibilidade de refletir sobre sua prática educacional, tornado um profissional capaz de construir sua identidade, sendo capaz de adaptar as diversas mudanças que surgem no contexto escolar, enfrentando assim as dificuldades encontradas a realidade da sala de aula.

Desta forma o professor deve assumir o papel de facilitador e mediador do processo educativo, sendo um participante ativo da aprendizagem do educando, tendo consciência do seu papel de educador na formação do cidadão que possa ajudar o aluno a compreender o ambiente social, que estar inserido. A formação continuada proporciona diversos benefícios para o aluno, pois a ideia do professor reflexivo proporciona uma ação educativa, cujo objetivo é romper com as visões simplistas de tratar o conhecimento, transformando-os e atos críticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com