TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DA TERRA

Tese: FORMAÇÃO DA TERRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

FORMAÇÃO DA TERRA:

Teorias de Formação:

→ Através do impacto de um corpo do tamanho de Marte nos estágios finais do acrescimento, com este impacto a Terra acelera-se e muda sua inclinação orbital p/ 23°. A Terra reconstitui-se como um grande corpo fundido e a partir dos detritos forma-se a Lua.

Camadas Internas:

→O planeta Terra se subdivide em três partes principais: crosta, manto e núcleo, descobertos através das ondas sísmicas primárias e secundárias.

PLACAS TECTÔNICAS:

Evidências da teoria:

→Sua teoria baseava-se em evidências diretas e indiretas. A evidência direta foi o encaixe perfeito da costa atlântica da América do Sul com a costa atlântica da África.

Depois as evidências indiretas foram verificadas nos dois continentes (América e África) através das análises de rochas, plantas e animais fósseis idênticos.

Convecção do Manto:

→Convecção natural é um mecanismo, ou tipo de transporte de calor, no qual o movimento do fluido não é gerado por qualquer fonte externa (tal como uma bomba, ventilador, dispositivo de sucção, etc.) mas somente por diferenças de densidade no fluido ocorrendo devido a gradientes de temperatura. Em convecção natural, fluido circundante uma fonte de calor recebe calor, tornando-se menos densa e subindo. O fluido resfriante e circundante então move-se e o substitui. O fluido resfriante é então aquecido e o processo continua, formando uma corrente de convecção; este processo tranfere energia térmica do fundo para o topo da célula de convecção. A força condutora para a convecção natural é a flutuabilidade (relacionada ao empuxo), um resultado de diferenças em densidades de fluidos. Por causa disto, a presença de uma aceleração própria tais como surgindo da resistência à gravidade, ou uma força equivalente (surgindo da aceleração, força centrífuga ou força de Coriolis), é essencial para a convecção natural. Por exemplo, convecção natural essencialmente não opera em queda livre (ambientes inerciais), tal como aqueles da Estação Espacial Internacional, onde outros mecanismos de transferência de calor são requeridos para prevenir os componentes eletrônicos de aquecimento excessivo.

Tipos de limites e crosta:

→Crosta oceânica = Parte superficial da crosta terrestre, de natureza basáltica, mais densa que a crosta continental (d=3,0). É menos espessa que a crosta continental, podendo atingir a profundidade média de 6 a 7 quilómetros. A crosta oceânica, principalmente nas regiões mais próximas dos continentes, está recoberta por sedimentos que formam uma camada muito pouco espessa.

→Crosta Continental = Parte superficial da crosta terrestre, de natureza granítica, que tem espessura média de 35 quilómetros, podendo atingir 70 quilómetros nas zonas das grandes montanhas. É constituída predominantemente por rochas siliciosas como granitos, gneisses, argilas, micaxistos. Tem a densidade média de 2,7.

→Limite Convergente = encontro das placas com reciclagem de crosta ou formação de montanhas;

Os limites convergentes entre diferentes placas tectónicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com