TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Por:   •  3/9/2018  •  Artigo  •  4.601 Palavras (19 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 19

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Conceição de Maria Ribeiro dos Santos

Prefeitura Municipal de José de Freitas-PI

conceicaoribeiro.jf@hotmail.com

Resumo

A Matemática vem proporcionando a humanidade em sua trajetória evolutiva uma organização do pensar e do agir de suas práticas sociais. Dessa forma, aliar conhecimento matemático às tecnologias da comunicação e informação demanda consciência e responsabilidade para o processo formativo que interage com a realidade cultural do momento. Na busca de uma visão norteadora surge a seguinte indagação: como o professor concebe o saber matemático articulado a evolução desse saber no fazer de sua prática docente? Com essa perspectiva o presente trabalho de cunho bibliográfico, tem como objeto de estudo o ensino da Matemática nos cursos de formação voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica no Brasil, visando a compreensão histórica do ensino dessa área de conhecimento, suas origens e relações com a prática docente no país. O objetivo consiste em discutir a evolução do ensino da disciplina de matemática nos cursos de formação de professores para os anos iniciais do Fundamental. Para tanto, fez-se uma descrição de sua origem vislumbrando o ensino nos cursos de formação de professores, descrevendo as implicações desse processo formativo atrelado a este ensino. Por fim, destacamos nessa trajetória evolutiva da disciplina a Educação Matemática que surge em oposição à Matemática Moderna dando mais ênfase aos aspectos socioetnoculturais dos alunos formandos, futuros contribuintes desse conhecimento escolarizado.  Nesse sentido, o enfoque principal nessa discussão reside sobre o século XX, período que apresenta maior preocupação com a formação do professor em nível primário. Quanto ao referencial teórico essa investigação se apoia nos estudos de Boyer (1996), Eves (2004), Mendes Sobrinho (2002), Fiorentini e Lorenzato (2009), Ferro (2007), entre outros, que apresentam contribuições relevantes. Após reflexão literária com foco no objetivo, concluímos a priori que a Educação Matemática no Brasil, a partir de sua consolidação formadora tem desenvolvimento educacional lento em relação ao ensino de base (o infantil e os quatro primeiros anos iniciais do Fundamental), inclusive com a formação do professor para o ensino da matemática, uma vez que esse profissional precisa ter um conhecimento matemático superior àqueles a serem desenvolvidos em sua prática metodológica. Conhecimento esse que propicie a vivência com o ensino da matemática não apenas como um conjunto de axiomas, com métodos e técnicas de transmissão, mas que se apresente articulada a nova Educação Matemática na nuança dos seus aspectos de sentido significativo na qualidade da aprendizagem escolar.      

Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino. Formação de Professores. História

Introdução

A Matemática vem proporcionando a humanidade em sua trajetória evolutiva uma organização do pensar e do agir de suas práticas sociais. Com a perspectiva da formação socializadora em que prevalece a construção de conhecimentos de cunho teórico-prático crítico. Nesse sentido, direcionamos nosso olhar sobre o percurso evolutivo da Formação Matemática do professor docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental dos cursos de Formação articulado a nova Educação Matemática.

 O foco principal desta discussão se concretizou a partir do seguinte questionamento: como o professor concebe o saber matemático articulado a evolução desse saber no fazer de sua prática docente?  Foi a partir deste contexto, que houve a necessidade de estabelecer uma relação da Matemática e seu ensino na formação de professores dos anos iniciais no intuito de transpor na prática uma correlação de ensino abstrativo e empirista.

O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica, que se insere na abordagem qualitativa. Tendo por objeto de estudo o ensino de matemática nos cursos de formação, voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação básica no Brasil. Buscando uma compreensão histórica do ensino dessa área de conhecimento, suas origens e relações com a prática docente no contexto brasileiro. Para tanto, pretendemos discutir a evolução do ensino da disciplina de matemática nos cursos de formação de professores polivalente, fazendo uma descrição conceptiva de sua gênese vislumbrando o ensino nos cursos de formação de professores, descrevendo as implicações deste processo formativo articulado ao ensino, destacando nessa trajetória evolutiva. A Educação Matemática que surge em oposição à Matemática Moderna dando mais ênfase aos aspectos socioetnoculturais dos alunos formando, futuros contribuintes formadores.

 O enfoque principal dá-se ao século XX, período que reside maior preocupação com a formação do professor em nível primário. O referencial teórico focaliza informações analisadas que se apoiam nos estudos de Boyer (1996), Eves (2004), Mendes Sobrinho (2002), Fiorentini e Lorenzato (2009) entre outros.

Concepções da Educação Matemática face à formação docente

É notável a ocorrência de mudanças no pensamento matemático humano e seu processo evolutivo, e, com o esforço de estudiosos como D’Ambrósio, Lorenzato, Euclides Roxo, Fiorentini, dentre outros, mediante as circunstâncias do tempo e espaço de informações, situou-se a Educação Matemática como campo profissional e científico, sendo também prática social que alfabetiza os sujeitos através da inter-relação com a linguagem de outras áreas do conhecimento e da atuação humana. O seu processo construtivo do saber vem, pelas épocas aperfeiçoando o conhecimento das pessoas em sociedade.

Esses aspectos, ainda se, encontram incorporados no contexto curricular das instituições de ensino, em nível básico e/ou superior, mesmo sendo visíveis as modificações decorrentes dos paradigmas educacionais para a formação do professor, os quais ainda ficam a desejar quanto às concepções que guiam o currículo formativo e seus entrelaces.

Dessa forma, o docente precisa organizar seu trabalho de sala de aula com o objetivo de melhorar a compreensão da matemática, procurando superar a imposição autoritária do conhecimento matemático e, ainda, de ter a matemática como critério avaliador da inteligência dos alunos, nos ciclos do Ensino Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com