TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAIS EDUCAM E PROFESSORES ENSINAM. O REFLEXO DA EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM

Por:   •  25/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UEG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS GOIANÉSIA

ANA HELOISA PEREIRA DE ASSIS

CLÁUDIA MARIA ROCHA

PROJETO:

PAIS EDUCAM E PROFESSORES ENSINAM. O REFLEXO DA EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM

Goianésia

2015


ANA HELOISA PEREIRA DE ASSIS

CLÁUDIA MARIA ROCHA

PROJETO:

PAIS EDUCAM E PROFESSORES ENSINAM. O REFLEXO DA EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM

Projeto de pesquisa apresentado a Universidade Estadual de Goiás, Campus Goianésia, como requisito à obtenção de nota parcial do 2º bimestre no 1° período do Curso de Pedagogia.        

Orientadora: Profª Euzeanne Elias.

Goianésia

2015

TEMA

Pais e professores, quem ensina e quem educa?

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Pais educam e professores ensinam. O reflexo da educação na aprendizagem

PROBLEMÁTICA

Por que os pais estão delegando a responsabilidade de educar para os professores?

Quais os benefícios da educação na aprendizagem do aluno?

JUSTIFICATIVA

A escolha do presente tema deu-se pelo fato de que tornou-se muito comum os pais doarem a responsabilidade de educar os filhos para as escolas e os professores, os quais não tem o dever de educar e sim de ensinar de transmitir conhecimento. Porém muitas vezes os professores acabam assumindo sim o papel de educar, às vezes se torna impossível da aula porque os alunos que estão com um mau comportamento, ou seja, não foram educados para suspeitar para ter atenção ao professor e é assim que os professores deixam o seu papel para educar, pois se ele não desenvolver o que cabe os pais, ele não irá conseguir dar continuidade a sua aula.

Pais encaminham os filhos à escola acreditando que ela tem o dever de educa-los e se esquece de que sua maior responsabilidade com o filho é educar

OBJETIVO GERAL

Analisar o desafio que diariamente os professores encontram que é do educar, pois cada vez mais os pais deixam a eles esta grande responsabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever o papel dos pais na educação dos filhos
  • Analisar quais os benefícios que a educação estabelece ao aprendizado
  • Investigar o porquê dos pais delegarem à escola e os professores a educação de seus filhos

REFERENCIAL TEÓRICO

Augusto Cury mostra as dificuldades que os pais estão enfrentando ao educar seus filhos, mostrando assim também o quanto é importante o papel do professor para mudar e ajudar os pais com essas dificuldades, muitas vezes paramos pra refletir e julgamos ser a criança o culpado pela falta de educação.

Os professores também estão sobrecarregados exercendo a função do pai e educadores, tendo que ensinar desde bons modos e respeito até ao conteúdo programado. Os professores e os pais devem dividir a responsabilidade, eles devem caminhar juntos para construir uma educação, e também devem ensinar para também aprender.

Para ser um educador é preciso humildade, simplicidade e companheirismo. Augusto Cury cita uma frase importantíssima:

Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender. Augusto Cury(2003,p.16).

O autor cita exemplos de como nossa sociedade vive em ilhas e inclusive as famílias que são à base das crianças e na maioria das casas dessas famílias eles não assistem televisão juntos, pois os pais colocaram uma televisão no quarto, em outros casos, pais que tem mais recursos colocaram uma televisão e um computador no quarto de filho, isso faz com que as famílias não se conheçam, cada um é isolado, não partilha seus problemas, as dificuldades que foram enfrentadas no seu dia-a-dia. São filhos que não conhecem os pais e pais que não entendem os filhos... Parece que todos são estranhos, ninguém se conhece.

 Não acontece diferente nas escolas, precisamos de uma educação mais reflexiva, onde o aluno tenha prazer em aprender, devemos transformar escolas que são um pesadelo em escola dos sonhos. Onde cada criança tenha oportunidade de ser reconhecido, acolhido e amado.

Bons professores falam com a voz, professores fascinantes falam com os olhos. Bons professores são didáticos, professores fascinantes vão além. Possuem. Possuem sensibilidade para falar ao coração dos seus alunos. Augusto Cury(2003,p.63).

O professor deve ser uma fonte inesgotável de paciência, onde o aluno encontre a sabedoria, a verdadeira educação e muitas vezes um consolo. A criança necessita de um bom professor, pois se em casa ela já enfrenta uma situação dramático, com pai alcoólatra, drogado, ou mesmo alguns pais que são totalmente ausentes, pagam tudo do bom e do melhor para seus filhos, mas não tem um fim de semana disponível para brincar com eles. A criança cresce revoltada, carente e ela grita essa carência sendo rebelde, busca no mundo o que não tem em casa, é uma criança que quer chamar atenção e mostra no seu olhar o quanto o decorrer de sua vida foi difícil. Precisamos sempre rever nossa prática pedagógica como professores e pensar em formar cidadãos pensantes e questionadores que saibam lutar por seus direitos e saibam também cumprir seus deveres perante a sociedade.

Para Içami, pai e mãe são essenciais na criação dos filhos e que essa responsabilidade deve ser igual para ambas às partes. Os pais devem estar sempre dialogando com os filhos, participar da vida e dar conselhos falando o que é certo e errado.

Na maioria das vezes a responsabilidade do filho fica tudo para mulher, ela que deve estar educando o filho, indo nas reuniões escolares, colocando comida, levando ao médico e tudo que for necessário. O erro do pai acha que a única responsabilidade dele é de colocar comida dentro de casa e de preocupar com a situação financeira e que essa responsabilidade do filho é da mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com