TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRACASSO DE PROJETOS - O PORQUÊ E COMO EVITÁ-LOS

Artigos Científicos: FRACASSO DE PROJETOS - O PORQUÊ E COMO EVITÁ-LOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Ao analisar o fracasso dos projetos nos deparamos com diversas situações que se não realizadas de forma adequada e correta o único resultado possível é o fracasso.

Diante de tais situações verificamos que estruturas administrativas adequadas e corretas são fundamentais ao sucesso, uma estrutura organizacional correta é a base para implementação de todo o projeto.

Antes de verificarmos como evitar o fracasso precisamos entender o porquê isso ocorre.

Quando os objetivos iniciais não são alcançados no prazo, os custos sobem além do previsto, inviabilizando a pretensão.

Contudo, apesar de termos que analisar o trinômio, planejamento, administração e deficiências fiscais, existem muitos casos em que ao analisar apenas visão, conceito e intenção absolutamente almejaram seus resultados.

Muitas técnicas de projeto são desenvolvidas para atingir os objetivos traçados, como avaliação de viabilidade, análise de riscos, método de planejamento e o uso de sistemas de controle sofisticados, mas que fique claro que mesmo com tais desenvolvimentos o trabalho não é tão simples.

Outros fatores são comuns no fracasso de projetos, como, coordenação infeliz de recursos e esforços e relações humanas deficientes, conforme pesquisas realizadas nos Estados Unidos .

E ainda, pesquisas realizadas no Reino Unido apontam para problemas diversos, quais sejam, desempenho fraco com relação à administração de projeto em tempo parcial, organização inadequada, decisões de estratégias tomadas tarde, fracasso em avaliar a viabilidade e fracasso de programação.

Ademais, muitos projetos no exterior passam por dificuldades pois os gerentes e empreiteiros enviados não entendem a tempo os costumes e atitudes locais.

Diante da má análise podemos apontar algumas situações, avaliação ruim, dificuldade em contratar mão-de-obra e serviços, baixas margens de lucro, dificuldade com o fluxo de caixa, falta de experiência na linha de trabalho da empresa e falta de experiência administrativa.

Podemos estabelecer fases distintas para podermos entender o fracasso em si, que são: fase do conceito, fase do planejamento, execução/implementação do projeto e fase de conclusão. Entendendo tais fases, podemos identificar o momento da falha e possivelmente a tentativa de evitá-la ou minimizá-la.

Há estudos que trazem fórmulas para o sucesso, que basicamente podemos citar :

“...Uma Formula ás vezes citada para o sucesso na propriedade e administração de projetos é: V(P + P) X (L C C ) ou viabilidade de objetivos, planejamento e programação X (Liderança, comunicação, controle)

O sucesso exige objetivos viáveis, organização adequada e habilidade gerencial, principalmente em planejamento, controle e liderança. Ao contrário dos gerentes de trabalho continuo e rotineiro, os gerentes de projeto não podem contar com a sorte ou recorrer a “sentimentos” pois não há atalhos na administração de projetos...”(Editora saraiva, data da publicação 00000, autor,???)

Diante de todos fatos narrados podemos concluir que projetos falham, e falham por muitos motivos diferentes, porém há a possibilidade de impedir ou corrigir a maioria dos problemas antes que inviabilizem um projeto.

Sendo assim, se torna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com