TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa Porque o Crack se tornou uma Epidemia no Brasil?

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

LEIDIJANE CORRÊA DA CRUZ

Projeto de pesquisa

Porque o Crack se tornou uma Epidemia no Brasil?

[pic 4]

Governador Valadares

2015

        leidijane corrÊA DA CRUZ

PROJETO DE PESQUISA

Porque o Crack se tornou uma Epidemia no Brasil?

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação.

Prof.: Amanda Boza; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira; Rodrigo Zambon.

polo

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................3

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA....................................................4

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS.....................................4

4 JUSTIFICATIVA.............................................................................................................4

5 METODOLOGIA............................................................................................................4

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................5

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA...................................................................................5

8 ORÇAMENTO................................................................................................................6

9 RESULTADOS ESPERADOS.......................................................................................6

REFERENCIAS.................................................................................................................6


1. INTRODUÇÃO

Os primeiros relatos de uso do crack no Brasil emergiu em 1989 principalmente com registros de que os usos eram feitos por crianças e adolescente em São Paulo.

Em 1988 ocorreu o primeiro apreendimento da polícia na metrópole de São Paulo, na qual a droga que dominava na época era a cocaína. Hoje depois de anos do acontecido a droga virou uma epidemia e o maior vilão se tornou o crack. Na época o crack começou a ser consumido em São Paulo e migrou para os outros estados com rapidez e com isso a droga se firmou no nosso país até hoje destruindo a vida de milhares de jovens e crianças. Durante anos os assuntos relacionados às drogas no Brasil foram abordadas apenas com ações repressivas e de forma marginalizada, não sendo distinguida como uma questão de saúde pública.

A primeira legislação sobre drogas instituída no Brasil foi através da lei nº 6.368 de 1976, tendo estado em vigência por 26 anos. Também em 1976, a união criou o Sistema Nacional Antidrogas, com o objetivo de estabelecer as atividades do campo público para prevenir o uso indevido de drogas, reduzirem os danos decorrentes desse uso, tratar os usuários e dependentes de drogas e debelar a sua produção e o seu tráfico ilícito.

A droga já teve o uso identificado entre consumidores das 27 capitais brasileiras, principalmente jovens e pobres, conforme pesquisas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).

Em todas as classes sociais, no campo e nascidades do interior, a droga se faz presente. Avaliações anunciadas apontam que no Brasil haja mais de 1 milhão de usuários de crack. Sendo os jovens ainda as fundamentais vítimas dodesemprego e da violência e estão também no grupo social mais atingido pela droga.

A atenção a clientes usuários de crack na esfera do SUS está fundamentada nos referenciais de atenção em rede, acesso universal e intersetorialidade. Infelizmente o problema ainda não foi analisado a fundo pelas pessoas que reagem com repúdio aos usuários que precisam de ajuda. A população deve buscar compreender o problema de ordem pública.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Nesta presente pesquisa temos como público alvo de estudo o usuário de drogas em meio ao nosso cotidiano, onde o viciado é a vítima e precisa ser protegida, de forma que, todas as pessoas tenham acesso há informações que tragam melhoras a este tipo de situação. Aqui o dependente químico se torna o alvo central e mais importante, buscando dar a devida necessidade da discussão do tema.

3. OBJETIVO GERAL

Buscar entender a realidade das razões históricas e culturais que levam ao uso de drogas estar se tornando tão comum e ser um ato tão constante na sociedade brasileira no qual vemos rotineiramente.

3.1 Objetivos Específicos

  • Identificar possíveis causas do uso de entorpecentes;
  • Buscar conhecimento a cerca do tema escolhido;
  • Conhecer sobre a realidade vivida por estes usuários;
  • Desvelar as estratégias usadas pelos profissionais de Serviço Social para o enfrentamento da situação;

4. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa foi elaborada no intuito de chamar atenção para o proposto tema e visando da mesma forma, contribuir na intervenção do problema na minha futura profissão, assim é uma pesquisa realizada para contribuir a longo prazo para melhorias na realidade dos usuários de drogas, focando no crack.

5. METODOLOGIA

Esta presente pesquisa foi realizada por meio pesquisas bibliográficas, no qual foram utilizadas diversas consultas a internet, documentos eletrônicos, CD-ROM e Livros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com