TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Responsáveis Pelo Sucesso Ou Pelo Fracasso De Um Projeto.

Pesquisas Acadêmicas: Fatores Responsáveis Pelo Sucesso Ou Pelo Fracasso De Um Projeto.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/12/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.939 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Fatores responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de um projeto.

Disciplina: Elaboração, Avaliação e Controle de Projetos

Intoduçao

O fracasso ou sucesso de um projeto pode se dar pelo mal planejamento e execução deste. Os fatores que levam ao fracasso ou sucesso no geral são os mesmos, o gerenciamento é que pode fazer a diferença; situações como prazo, orçamentos, custo, comunicação, processos inadequados e assim em diante podem levar as duas causas. De qualquer forma, existem padrões que ajudam a definir se o projeto foi um fracasso ou não, estes são estabelecidos por metas a alcançar se tudo correr dentro do esperado e planejado pode se constatar um sucesso, caso contrário, um fracasso. Ou seja, se estiver dentro do orçamento, dentro do prazo e adequado aos objetivos traçados pela empresa podemos sinalizar como um projeto de sucesso, caso contrário, um fracasso. “A palavra sucesso é empregada quando se quer exprimir que foi alcançada alguma coisa que se desejava, que foi planejada ou tentada”. Por conseguinte, continuam os autores, “o fracasso de um projeto é a condição inversa, quando os objetivos esperados não são alcançados”.

Fatores responsáveis pelo sucesso de um projeto

Hoje em dia o sucesso não se restringe em completar o projeto dentro do prazo, do custo e desempenho técnico especificado. Segundo Kerzner, este conceito Inclui completar o projeto :

• dentro do período de tempo alocado

• dentro do custo orçado

• no nível apropriado de desempenho ou especificação

• com a aceitação pelo cliente/ usuário

• com poucas ou mutuamente acordadas mudanças de escopo

• sem atrapalhar o fluxo principal de trabalho da organização

O sucesso ou fracasso de um projeto pode ser visto de forma diferente pelos gestores. Isto expõe a avaliação do desempenho do projeto a subjetividade do olhar de quem o avalia, por isso se estabelece um padrão para concluir se o projeto foi um sucesso, como mencionei acima na introdução.

Fatores responsáveis pelo fracasso de um projeto

O fracasso de um projeto é relativo, muitos autores relatam que o fracasso depende dos olhos de quem analisa, de acordo com Pinto & Slevin (1988) a noção de sucesso é um dos temas mais controversos no campo do gerenciamento de projetos. Continuam e atestam a dependência do observador no conceito de sucesso em projetos: “É familiar para nós alguns projetos que terminaram no prazo e orçamento devidos e foram considerados fracassos. Do outro lado, existem vários exemplos de projetos que terminaram atrasados e muito além do orçamento e foram saudados como sucessos.”

Então entendo como fracasso de um projeto todos os fatores estipulados para o sucesso que não foram atingidos, tais como: projeto excedeu os custos e os prazos; foram aplicados processos inadequados de gerência de projetos;

os stakeholders ficaram insatisfeitos com os resultados alcançados; o

projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com