TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANCÊS ESPAÇOS ABERTO EM GRANDES EMPRESAS

Tese: FRANCÊS ESPAÇOS ABERTO EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Tese  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

LUCIANO RODRIGUES DE AVELLAR

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS.

Belo Horizonte

2013

LUCIANO RODRIGUES DE AVELLAR

FRELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Profs. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.

Belo Horizonte

2013

Questões propostas:

01. De acordo com o texto, as empresas se diferenciam das organizações burocráticas, por ser uma empresa que não dependem de vínculos empregatícios, fazendo assim com que cada um seja responsável pelos seus atos e comprometimentos, as organizações deste porte e com este conceito chama a atenção exatamente por desburocratizar o relacionamento entre instituição versos parceiros (como são assim chamados os freelancers).

Outro ponto é o medo com o risco de processos trabalhistas, que gera um custo muito alto sem contar com o desgaste que traz a entidade empregadora, bem como a substituição imediata caso um planejamento não esteja sendo cumprido, faz com que este mercado cresça cada vez mais, pois nossa economia oscila exatamente

por este risco que é bem expressivo devido à alta rotatividade do mercado.

02. Muitas empresas adotam métodos clássicos de gestão, ela entende que uma regra mais ajustada com postura mais séria e sem muito laser dá o respeito necessário para que se obtenha um resultado conforme o pretendido. Mas ao fazermos uma breve comparação de outras empresas conforme citadas na pergunta, podemos comparar a seguinte questão;

Que o modelo de gestão mais versátil como o da Google e do Facebook, alinhou não só a diversão, como também direcionou seu foco para uma geração mais jovem que consegue fazer varias atividades em simultâneo e ainda agregou ao lazer dentro da própria empresa, com isso os profissionais não perdem tempo pensando em nada paralelo, pois tudo o que eles precisam está ali ao seu lado a sua disposição, isso estimula muito o cérebro e faz com que varias ideias juntadas a outras fundamentem a ponto de cada dia surgir uma inovação capaz de surpreender a própria empresa.

Um dos erros mais gritantes que ocorrem nas empresas em que temos como exemplo, é o de mesclar gerações diferentes se baseando nas citadas acima que tem apenas um tipo de geração onde a linguagem é a mesma, e por elas não se aterem a esta pequena observação que leva a um grande detalhe, fica se perguntando como ela chegou ao sucesso tão rapidamente e outras que trabalham certinho e pagam seus impostos também, não atingem o êxito com mesma agilidade, segurança e eficiência, mas o fato é que a mistura de gerações faz com que as gerações mais maduras, criem uma resistência social, uma vez em que elas acharem estar mais preparadas por terem mais tempo no mercado de trabalho, isso é positivo para gerações próximas ou similares que acabam fazendo um conceito de ideias acerca de um objetivo em comum. Mas os empreendedores tem de estar sóbrios para fazerem estas comparações ao escolherem seus caminhos a serem percorridos.

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos argumentativos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Sabemos que a linguagem é um poderoso instrumento de manipulação, pois é por meio do discurso que o homem tenta persuadir seu interlocutar, fazendo com que esse compartilhe de suas opiniões. De fato, ao usar a linguagem, há sempre objetivos a serem atingidos. Porém, para que nossas palavras surtam efeito e levem o interlocutos à determinada conclusão, elas devem possuir um caráter argumentativos.

Nos textos “a”, “b” e “c” o autor recorre a voz de autoridade presente por meio das citações de nomes renomados como:

IBM – Escritorios da gigante de tecnologia americana;

Elance – Consultoria Americana;

Freelancers Union – Sindicato dos profissionais da Alemanha.

O autor recorre ainda a citação de dados estatísticos como:

Mais 430.000 funcionários;

Trabalham em 170 paises;

Conecta empresas a freelancers de mais de 150 países;

Esses profissionais passou de 850,000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

Nos textos “d” e “e” o autor recorre ao uso do discurso direto para dar credibilidade ao discurso e para o autor se isentar da responsabilidade do que está sendo enunciado (uso das aspas);

“Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de espansão”, afirma Carolina Azevedo.

“Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani.

A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos argumentativos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Sabemos que a linguagem é um poderoso instrumento de manipulação, pois é por meio do discurso que o homem tenta persuadir seu interlocutar, fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com