TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES ESPAÇOS ABERTOS EM GRANDES EMPRESAS

Projeto de pesquisa: PRODUTOS LIVRES ESPAÇOS ABERTOS EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

IDELMA DIAS SOARES BALEEIRO JUNIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

FREELANCERS ABRE ESPAÇOS NAS GRANDES EMPRESAS

Espinosa

2013

IDELMA DIAS SOARES BALEEIRO JUNIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

FREELANCERS ABRE ESPAÇOS NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria Geral Da Administração, Comunicação E Linguagem, Homem, Cultura E Sociedade, Comportamento Organizacional.

Professores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva.

Espinosa

2013

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1) Nas organizaçoes burocraticas destacam-se a divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências, previsão do comportamento dos funcionarios e da organização, individualismo, incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, pois está focado em normas e objetivos específicos. Possui atividades repetitivas e são praticamente imutáveis tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores. Já a IBM, utiliza mais flexibilidade nas normas e consideram as pessoas como parceiras e não como meros recursos.

2) Não é preciso mencionar que em todos os ambitos de trabalho, muitos se esquecem de que estão convivendo com pessoas e não máquinas que recebem ordens, não têm sentimentos, opinião e não precisam viver bem no ambiente de trabalho, simplesmente mostrar produtividade e pronto. É assim no modelo clássico de gestão, onde existe uma obsessão pelo comando, pela autoridade e na responsabilidade. Esse modelo de gestão considera a empresa fechada, ou seja isolada do ambiente. O modelo de gestão clássica foi tachada de incentivar exploração dos trabalhadores. A estrutura organizacional do modelo clássico constitui uma cadeia de comando que estabelece uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. A cadeia de comando – também denominada cadeia escalar - baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um só superior.

Em empresas como Facebook e Google, os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.

O segredo desse novo modelo de gestão se chama motivação. A palavra motivação é sinônimo de produtividade. Pesquisas recentes apontam que os fatores que mais mantém os profissionais motivados no trabalho, estão relacionados ao bom relacionamento com as pessoas no trabalho, reconhecimento profissional, e a possibilidade de trabalhar com o que se gosta. Salário e acúmulo de capital, não aparecem nem entre os cinco principais fatores de motivação.

Para se ter equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, criativas, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, é importante que se crie um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do dia.

Outro ponto chave é construir uma hierarquia horizontal, onde as pessoas consigam ter contato imediato com seus gestores.

O modelo de gestão do google é baseado em pequenas unidades de trabalho autônomas (Intraempreendedores – Empresas dentro da empresa), grande número de experiências e feedback intenso entre os colegas. O modelo de pequenas equipes permite uma maior autonomia aos colaboradores da empresa, mesmo em projetos maiores que exigem 30 pessoas, as equipe são divididas em pequenos grupos de no máximo quatro participantes trabalhando no aperfeiçoamento de um serviço especifico.

Outro pilar do modelo é o fluxo contínuo de informações dentro da empresa. O Google investiu pesado na formação de uma rede de comunicação horizontal que torna fácil para os funcionários trocarem idéias, fazer pesquisas de opinião entre os colegas, recrutar voluntários e formar grupos de mudança. É um sistema de comunicação que é muito mais eficiente do que qualquer sistema de e-mail.

É a transparência interna do Google e o feedback continuo entre colegas e não um quadro enorme de gerentes de nível médio, que mantém as iniciativas díspares da empresa no caminho certo. O Google sabe que a única maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com