TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS UMA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR

Trabalho Universitário: FREELANCERS UMA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 MODELOS DE ORGANIZAÇÕES.........................................................................4

2.2 DÊ LIBERDADE AS PESSOAS.............................................................................4

2.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS UTILIZADOS.................................................5

2.4 VANTAGENS X DESVANTAGENS.......................................................................5

2.5 STRESS NO TRABALHO FREELANCE...............................................................6

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................................8

1. INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em um mundo globalizado, uma época de grandes transformações e desafios para os profissionais e também para a maioria das organizações. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas de ganhar dinheiro extra ou de sentir que tem mais controle sobre sua vida profissional. Para os mais variados perfis e áreas, ser freelancer pode ser um bom negócio.

O presente exposto abordará sobre o trabalhador freelancer, mais especificamente sobre os espaços conquistados nas grandes empresas. Iremos observar algumas características desse trabalho, como tipo de organização e como ela diferencia das organizações burocráticas, os modelos clássicos de gestão, quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário e as conseqüências para o estresse do trabalhador.

Além disso, veremos a importância da tecnologia no trabalho temporário, realmente esse meio de comunicação e muito importante não só nas empresas, mas em todos os meios em que vivemos.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 MODELOS DE ORGANIZAÇÕES

As organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionário é de maneira direta.

Já a IBM a contratação é terceirizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a IBM tenha interesse de renovar o contrato.

Uma organização flexível é a mesma coisa de uma organização simples, as duas têm um líder centralizado, mas as organizações burocráticas são mais rígidas, tendo um padrão mais dividido em setores e regras já as organizações simples são, mas leves menos rígidas poucos setores divididos.

2.2 DÊ LIBERDADE ÀS PESSOAS

As organizações modernas que querem manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.

Hoje em dia, as pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa.

O administrador deve agir de acordo com as particularidades das pessoas, motivando-as através de treinamento e liderando de maneira descentralizada, dando autonomia e aplicando responsabilidades, com objetivo de alcançar resultados para ambos os lados.

As grandes empresas de tecnologia e internet, geralmente, são apontadas como as mais inovadoras do mercado; e grande parte delas, possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Em empresas como Facebook e Google os colaboradores são incentivados a serem auto-gerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.

1.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS UTILIZADOS

A diferença nas questões esta nos recursos argumentativos utilizados. Nas questões “a”, “b” e “c” os recursos utilizados foram citação de dados estatísticos e citação de voz de autoridade presente por meio da indicação do local onde trabalha.

Nas alternativas “e” e “d” foi utilizado o uso do discurso direto para dar credibilidade ao discurso e para o autor se isentar da responsabilidade do que esta sendo enunciado. O narrador interrompendo a narrativa poe-nas em cena e cede-lhes a palavra.

1.4 VANTAGENS X DESVANTAGENS

Há muitas vantagens em trabalhar como "freelancer". A comodidade de fazer seu próprio horário, não tem o cansaço da rotina, não ter um patrão e, no caso de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com