TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DE LOGÍSTICA

Por:   •  10/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.671 Palavras (15 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 15

                [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

superior de tecnologia em Logística

ademar pereira da silva

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DE LOGÍSTICA

[pic 3]

Brasília/2015

[pic 4]ADEMAR PEREIRA DA SILVA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DE LOGÍSTICA

Trabalho apresentado ao Curso Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos da Administração e Economia, Sistemas de Informação, Ética, Política e Sociedade e Empreendedorismo.

Prof. (s) Adriano Alves e Regina Malassise, Merris Mozer, Claudiane Balan e Luis Claudio Perini.

[pic 5]Brasília/2015


[pic 6]sumÁRIO[pic 7]

  1. INTRODUÇÃO

A logística se caracteriza como um novo campo de gestão integrada, comparativamente com as tradicionais finanças, marketing e produção e as empresas têm se engajado continuamente nas atividades de movimentação e armazenamento. O planejamento logístico busca, de um lado, otimizar as atividades da empresa de forma a gerar retorno através de uma melhoria no nível de serviço a ser oferecido ao cliente e, de outro lado, prover a empresa de condições para competir no mercado, por exemplo, através da redução dos custos.

De acordo com Christopher (2001), a logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, a movimentação e a armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas), por meio da organização e de seus canais de marketing, de modo a maximizar, pelo atendimento dos pedidos a baixo custo, a lucratividade presente e futura.

Dessa forma, o presente trabalho foi elaborado a fim de estabelecer parâmetros básicos de compreensão da abrangência da logística na construção do planejamento de uma empresa. Para isso, buscou compreender as noções dos princípios administrativos defendidos por Taylor e sua influência nas organizações contemporâneas, diferenciando-os da teoria burocrática defendida por Max Weber.

Para compreender o funcionamento de uma organização, procurou estabelecer a influência das principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico. Para isso, o papel da informação nas organizações segundo os teóricos e a importância da aplicação de um ERP nas empresas de forma que as mesmas atinjam os seus objetivos;

Também é apresentado a importância do estabelecimento de padrões éticos para que sejam aplicáveis no contexto prático do mercado econômico, social e político. Por isso, procura demonstrar como os reveses e distorções sociais fazem parecer normal atitudes condenáveis no campo da ética seja aceitável no cotidiano de uma organização.

Destacando a importância do empreendedorismo, construiu um perfil ressaltando as principais características e diferenças entre empreendedor, administrador e intraempreendedor.

  1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

        A Administração Científica foi a primeira escola do pensamento administrativo e teve seu principal nome Frederick W. Taylor. Sua origem veio a partir das consequências geradas pela revolução industrial, com a necessidade de desenvolver a forma de como as organizações atuavam em função de seus resultados.

Com o crescimento acelerado do consumo e grande desorganização das empresas, a administração de Taylor surgiu como uma fórmula de aumentar a eficiência e a competitividade das organizações.

Taylor focou nas funções e nas ações, sendo conhecido pela objetivação e pela racionalização do trabalho no nível operacional, o seu foco estava nos resultados. Com este foco o processo produtivo evoluiu, os resultados econômicos das empresas foram ampliados, mas as pessoas foram desconsideradas, o trabalho tornou-se automático e as empresas a ser campos fechados sem considerar as variáveis externas do mercado.

As principais contribuições de Taylor para as organizações contemporâneas foram: divisão do trabalho, eficiência operacional, ausência de desperdícios, especialização das tarefas, tarefas repetitivas, seleção e treinamento.

Os modelos significativos de seu enfoque da administração científica são encontrados em numerosas fábricas, organização de varejo e escritórios, considerando por exemplo as cadeias de refeições rápidas que servem hamburguês, pizzas e outros produtos altamente padronizados. Aqui o trabalho é frequentemente organizado nos mínimos detalhes a partir do seu planejamento que analisa o processo total de produção, encontrando os procedimentos mais eficientes, alocando-os então sob forma de tarefas especializadas, as pessoas são treinadas para desempenhá-las de maneira precisa.

Para Max Weber, percussor da teoria burocrática, a burocracia está ligada com: um forte sistema de normas, regras claras e rígidas, divisão do trabalho em função de resultados, impessoalidade e forte individualização departamental, formalização de princípios e ações testadas e profissionalismo com foco na maximização de resultados.

        Então com esses conceitos sólidos a burocracia passou a normatizar e orientar as ações também no tocante as organizações privadas, de maneira que os resultados, principalmente econômicos fossem atingidos.

        1.1. Principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico

As principais variáveis macroeconômicas são:  políticas, econômicas, culturais, sociais, tecnológicas e demográficas – integrantes do ambiente externo – influenciam o ambiente interno das organizações, acarretando assim uma dinâmica empresarial.

        1.2. Variáveis Externas

        São mudanças que acontecem no ambiente externo ao da organização e que podem representar ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico ou oportunidade de melhoramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (365.8 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com