TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS ADM

Monografias: FUNDAMENTOS ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  2.719 Visualizações

Página 1 de 5

A teoria de sistemas foi enunciada como a ciência das ciências ao propor que disciplinas como física, matemática, biologia e outras, em vez de serem analisadas isoladamente, deveriam ser integradas, destacando as suas interdependências e aproveitando as qualidades holísticas do todo, que não seriam identificadas em sua abordagem isolada e independente. Entre os elementos que compõem um sistema, encontram-se:

a.

Condicionantes, componentes e estratégicos.

b.

Autoridade, responsabilidade e comunicação.

c.

Conceituais, técnicos e humanos (sociais).

d.

Entradas, objetivos e avaliação.

e.

Somente a alternativa “b” está incorreta.

0,25 pontos

Pergunta 4

Cada uma das teorias administrativas surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. Sobre as teorias de administração, considere as afirmativas a seguir:

I. A teoria da burocracia, de Weber, procurou utilizar métodos quantitativos na busca de soluções para problemas complexos.

II. A teoria de sistemas considerou a organização como um sistema fechado, sem necessidade de interação com o ambiente, o qual é estável e previsível.

III. A Escola das Relações Humanas apresentou a existência da organização informal e das necessidades sociais das pessoas na organização.

IV. A administração científica de Taylor buscou aumentar a eficiência operacional das empresas por meio da ausência de desperdícios e da divisão do trabalho.

Está correto o que se afirma em:

a.

II e IV.

b.

I, II e IV.

c.

I, III e IV.

d.

II, III e IV.

e.

III e IV.

0,25 pontos

Pergunta 5

Como toda ciência, a administração deve se basear em leis ou em princípios. Fayol tentou definir os “princípios gerais” de administração sem muita originalidade, baseado em diversos autores da época. A denominação princípio foi adotada afastando-se de qualquer ideia de rigidez, pois nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Os princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar (CHIAVENATO, 2001). De acordo com os princípios sugeridos por Henri Fayol, dentro da teoria administrativa clássica, pode(m)-se citar:

I - Unidade de comando, cadeia escalar hierárquica (hierarquia) e espírito de união.

II - Divisão da autoridade, unidade de responsabilidade e liderança.

III - Instabilidade no cargo (job rotation), recompensas financeiras e subordinação de interesses gerais.

IV - Espírito individual, amplitude de direção e coordenação do trabalho.

V - Amplitude de controle, unidade de comando e equidade.

Estão corretos os itens:

a.

I, II e III.

b.

II, III e V.

c.

II, III e IV.

d.

I e III.

e.

I e V.

0,25 pontos

Pergunta 6

Embora constitua uma área de conhecimento das mais fascinantes, as bases teóricas da administração ainda estão em formação. Os estudos pioneiros de Taylor e Fayol, por exemplo, foram ampliados de forma significativa,= nos anos posteriores. Sobre as teorias da administração, pode-se afirmar que:

I. De acordo com a teoria da burocracia, o trabalho realiza-se por meio de funcionários que ocupam cargos, os quais têm atribuições oficiais, fixas e ordenadas por meio de regras e leis, numa estrutura racional formal.

II. Na administração científica, enfatiza-se o estudo das tarefas, a seleção e o treinamento de trabalhadores e a busca pela eficiência operacional.

III. Na teoria clássica, há um esforço deliberado para conceber uma visão sistêmica da empresa, lastreado em estruturas organizacionais verticalizadas e diagonais.

IV. Na visão humanista, o comportamento dos empregados sofre uma enorme influência das normas e dos valores desenvolvidos pelo grupo.

Está correto o que se afirma em:

a.

I, II e III.

b.

I, II e IV.

c.

II e III.

d.

II, III e IV.

e.

I e II.

0,25 pontos

Pergunta 7

Henri Fayol (1841-1925), o fundador da teoria administrativa clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera, onde fez sua carreira (CHIAVENATO, 2001). Expôs sua teoria de administração na obra Administration

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com