TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA

Casos: FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES - CCECA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

JOANA D’ARC CAMPELO DA SILVA SOUSA

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICO DA PEDAGOGIA

PROFª SOCORRO BEZERRA - (ATIVIDADES)

TERESINA

2014

Apresente de forma resumida a trajetória conceitual da Pedagogia, tendo como referência Grécia Antiga a atualidade.

Na Grécia Antiga foi onde surgiu pode se dizer a Pedagogia. Pois, era responsabilidade dos escravos levar as crianças ao local onde deveria receber instrução. Com isso, os escravos ficaram conhecidos como pedagogos, ou seja, conduziam ao saber.

Ocorreu que os gregos foram dominados pelos romanos, e com isso tornaram escravos – sendo que os gregos tinham uma cultura superior a dos romanos – diante dessa nova realidade, continuaram a conduzir a criança.

Três tradições de estudo se responsabilizam pela configuração atual do termo Pedagogia. Pesquise a contribuição dada por cada um desses estudiosos da educação: Emille Durkein, Herbart e Dewey.

John Dewey (1859-1952)

Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey o filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.

Johann Friedrich Herbart (1776-1841)

Com o filósofo alemão Johann Friedrich Herbart a pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, sobriamente organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos. A estrutura teórica construída por Herbart se baseia numa filosofia do funcionamento da mente, o que a torna duplamente pioneira: não só por seu caráter científico mas, também por adotar a psicologia aplicada como eixo central da educação. Desde então, e até os dias de hoje, o pensamento pedagógico se vincula fortemente às teorias de aprendizagem e à psicologia do desenvolvimento - um exemplo é a obra do suíço Jean Piaget (1896-1980).

Para Herbart, a mente funciona com base em representações - que podem ser imagens, ideias, ou qualquer outro tipo de manifestação psíquica isolada. O filósofo negava a existência de faculdades inatas. A dinâmica da mente estaria nas relações entre essas representações, que nem sempre são conscientes. Elas podem se combinar e produzir resultados manifestos ou entrar em conflito entre si e permanecer, em forma latente, numa espécie de domínio do inconsciente. A descrição desse processo viria muitos anos depois, a influenciar a teoria psicanalítica de Sigmund Freud (1856-1939).

Uma das contribuições mais duradouras de Herbart para a educação é o princípio de que a doutrina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com