TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Linguística na Pedagogia

Por:   •  1/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

1-Para que você realize com sucesso a  atividade que segue , releia  a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo  e leia o texto  intitulado “História da Linguística 1” .

Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e  os modelos teóricos da mesma.

Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.

Seu texto pode/deve basear-se em leituras , pesquisas , mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos ,sem as devidas citações , caso seja necessário,ou de outros colegas.

Não faça parágrafos com menos de  4linhas!Use times 12 , cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo.

A ciência da linguagem

        Linguística é a ciência que se ocupa do estudo da linguagem, da língua e da fala. O seu surgimento remonta a índia antiga, porem foram os gregos que fundaram a tradição europeia. Grandes filósofos com Aristóteles, Apolônio Díscolo e Dionísio Trace foram os responsáveis por este feito. O modelo atualmente usado surgiu no século XX com o Curso da Linguística Geral (1916), do suíço Ferdinand de Saussure.

        Ela propõe-se a cumprir três tarefas básicas: descrever a história das línguas, determinar as leis gerais a que possam se referir os fenômenos da língua e definir a si própria. E ainda divide-se em diferentes modelos: Psicilinguística, Pragmática, Teoria da Argumentação da Língua, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso e Linguística do Texto.

        Como o número de línguas falada hoje chega a quase 7.000 e impossível que qualquer estudioso consiga cobrir todo o campo que a linguística abrange. Mas com as tecnologias atuais, o arquivamento de informações e a troca entre os seus especialistas facilitou os estudos a serem realizados pelas futuras gerações, podendo assim ter acesso fácil a informações que antes eram de difícil acesso.

        

2- Leia atentamente:

Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;

 A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor etc..

Agora “leia “ a tira  que segue:

[pic 1] 

Explique em um pequeno texto de , no máximo 9 linhas , onde , na tira, você identifica a competência e o desempenho linguístico.

Não faça parágrafos com menos de  4linhas!Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.

        Na tirinha é possível identificar as duas situações, a competência, por exemplo, na fala de Chico Bento (rapé bate no tuiuiú), pois ao não entender a pronuncia em inglês tentou adaptar com palavras da sua realidade. Mostra que não tem desempenho para entender tal língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com