TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia do projeto: os fundamentos e as conseqüências

Tese: Pedagogia do projeto: os fundamentos e as conseqüências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.

Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas.

Os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto sem fragmentação disciplinar, e são direcionados por uma motivação intrínseca.

O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno.

A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade da mesma forma, o professor não terá inibições em reconhecer seus próprios conflitos, erros e limitações e em buscar sua depuração, numa atitude de parceria e humildade diante do conhecimento que caracteriza a postura interdisciplinar.

Mas para transformar o sistema educacional é preciso que essa reciprocidade extrapole os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar: dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.

Pedagogia de Projeto: Fundamentos e implicações

O texto pedagogia dos projetos nos fala sobre os diversos projetos implantados para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, pois assim estarão os auxiliando nas fases de desenvolvimento.

Mas para que esse projeto pedagógico dê certo o professor precisa acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno. Esse é só um dos aspectos importantes que devem ser levados em consideração pelo professor às outras duas são as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.

A pedagogia de projetos embora ainda seja um novo desafio ao professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender integrado em vários conteúdos de diferentes áreas, mas isso ainda não confere com a realidade do sistema de ensino, pois este ainda se baseia nos sistema funcional e operacional.

A ideia de um projeto envolve o desejo de realizar algo que ainda não foi realizado, nos levando a pensar em uma realidade futura, pensando o presente como fonte de possibilidades.

No trabalho por projetos as pessoas se para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais pelo professor ou sugerido pelo aluno, resultando numa apresentação de trabalho.

Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com