TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Exames: FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 14

1. PLANEJAMENTO DO EVENTO:

Este trabalho apresenta o relato de visita à empresa, FABMED – DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS LTDA. situada no município de Freira de Santana-Bahia, feita pelos alunos componentes de grupo, do Curso de Administração da UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ.

No intuito de aliar a teoria à prática, os professores das disciplinas: Comportamento Organizacional, Homem, Cultura e Sociedade, Comunicação e Linguagem, Fundamentos e Teoria Organizacional. Apresentaram como proposta de estudo aos alunos do 1º semestre do Curso de Administração da UNOPAR, uma visita técnica, onde deveriam observar o funcionamento de uma empresa, destacando diferentes aspectos que dão sustentação ao funcionamento da mesma, inclusive, os fundamentos teóricos que são basilares para a atuação da mesma no mercado local.

A decisão dos professores em integrar as disciplinas facilitou a interação e permitiu que os diferentes conteúdos fossem evidenciados, reconhecendo-se a contribuição destes, no sentido de dar clareza na interpretação da realidade local. A visualização de situações específicas possibilitou novas aprendizagens, despertando o compromisso de agir com responsabilidade, no enfrentamento das situações para tomar as decisões necessárias com vista em saná-las e produzir melhores resultados.

O grupo de estudo foi formado por seis alunos, estabelecendo-se como primeira tarefa, a realização deste planejamento para viabilizar o levantamento de dados e ou possibilitar a percepção dos aspectos sugeridos na proposta de trabalho, ficando assim planejado:

Atividade: Visita técnica à empresa

Empresa a ser visitada: FABMED – DISTRIBUIDORA HOSPITALAR

Ramo de atividade: Distribuidora de medicamentos

Data da visita: 23/05/2014

Meio de transporte: Ônibus

Orçamento: R$ 300,00 (por aluno, perfazendo o total de R$ 1.800,00)

Tempo previsto para a realização da visita: 04 horas (no turno matutino)

Objetivo:

Visitar uma empresa em atividade no mercado, estabelecendo relações entre o conhecimento acadêmico e a constatação da realidade, para adquirir formação mais abrangente como profissional de administração.

Objetivos específicos:

 Verificar aspectos teóricos que direcionam as ações da empresa no cotidiano;

 Conhecer os seus processos de trabalho;

 Conversar com os profissionais para entender como se dão as relações no âmbito de trabalho;

Estratégias:

 Fazer contato com a empresa para agendar a visita; especificando, data e horário, e definindo qual funcionário receberá o grupo;

 Realizar pesquisa bibliográfica para estudos que permitam a segurança nos diálogos durante a visita;

Recursos didáticos:

Subsídios da fundamentação teórica objeto do POCC para consultas; durante a visita, Visita aos setores e conversas com seus representantes para identificação de aspectos destacados na proposta de trabalho; Entrevista com o gerente responsável pela empresa em geral, para perceber a forma como a empresa se projeta no mercado, suas políticas internas e princípios e valores que as sustentam.

Materiais:

Folhas para anotações; caneta; entrevista; câmera fotográfica.

2. CARACTERÍSTICAS DO MERCADO LOCAL

O mercado ao qual se vinculam os serviços da empresa visitada é o serviço público, mediante abertura de processos Licitatórios, para aquisição de medicamentos e ou outros suprimentos em equipamentos da área de saúde. Note-se que a empresa em foco, tem ampla abrangência, participando de pregões e ou outras modalidades de licitação, concorrendo sempre com menores preços do mercado e transita com facilidade na administração pública, por corresponder às determinações legais, estando sempre apta a concorrência e ganhando destaque por conduzir-se de forma ética cumprindo todos os contratos de forma satisfatória.

2.1. Caracterização da Organização

Nome da empresa: FABMED - Distribuidora Hospitalar Ltda. Pessoa jurídica de direito privado, atuante no ramo de medicamentos e artigos para saúde, estabelecida à Rua Conde do Arco, nº 200, Caixa Postal nº 100, Subae CIS, CEP. 44094.588, Feira de Santana – BA, Cadastrada no CNPJ/MF SOB nº 05.400.006/0001-70, representada por duas sócias, Sra. Idalice Nunes de Oliveira sócia administrativa e a Sra. Fabiola Travi Ribeiro.

E-mail: sac@fabmed.com.br, / licitacao@fabmed.com.br

Telefone: (75) 4009 – 7171 Fax: (75) 4009-7150

2.1.2. Histórico da Empresa:

A FABMED está no mercado desde o ano de 2002, operando na distribuição de medicamentos e artigos para a saúde no segmento hospitalar. Com serviços que são referência, essa empresa preserva valores que asseguram um bom relacionamento com clientes e servidores, primando pela eficiência e prontidão.

O fato de localizar-se, em ponto estratégico um dos principais entroncamentos rodoviários, que liga a região Nordeste à região Sudeste, precisamente, na cidade de Feira de Santana – BA, distante da capital da Bahia a apenas 100 km, tem impulsionado a sua expansão e, destacando-se pela eficiência, alcança abrangência em todos os estados brasileiros.

A sua sede, construída em uma área de cinco mil metros quadrados, está estruturada em diferentes setores, onde se organizam os serviços.

Em toda a sua trajetória a FABMED tem se destacado por priorizar o compromisso com a ética, atuando com respeito e responsabilidade junto aos clientes, fornecedores e colaboradores.

2.1.3. Setor Produtivo:

A empresa em estudo produz serviços de venda através de licitações publicas com distribuição de medicamentos, saneantes, cosméticos e artigos para a saúde, sendo assim, conta com uma equipe de Representantes que estão em permanente movimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com