TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO II

Casos: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O Objetivo deste trabalho é descrever os principais elementos que compõe as atividades gerencias e as áreas funcionais da administração relacionadas à área de operações, área de contábil, área de marketing, área de Recursos Humanos e área de administração e Finanças.

Em seguida apresentar uma empresa fictícia descrevendo os aspectos formais da nova organização como: razão social e nome fantasia, ramo de atividades, tipo, porte e objetivos da empresa e os principais aspectos que compõe a formação de uma organização.

Através desse trabalho se tornou mais fácil definir os conceitos da administração e organização, podendo identificar e descrever os funcionamentos com base nos seus elementos fundamentais como pessoas, recursos, processos, objetivos e resultados.

2 ADMINISTRAÇÃO

Administração se baseia no ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Mas de nada adianta ter conhecimento de uma técnica se ao mesmo tempo não estiver disponível uma habilidade de gerenciar essas técnicas e esse conhecimento, ou seja, administrá-lo.

2.1 QUEM SÃO OS ADMINISTRADORES

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações.

2.2 OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS DO ADMINISTRADOR

O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção, déficit orçamentário. Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. Passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria. É necessário ter boa capacidade de análise, raciocínio abstrato e aptidão numérica. Também deve ter liderança e ser sociável.

• Características desejáveis para ser um administrador:

Autoconfiança, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de decisão, capacidade de negociação, capacidade de organização, capacidade de pensar e agir sob pressão, capacidade de planejamento,capacidade de resolver problemas práticos,dinamismo,espírito empreendedor, habilidade para mediar conflitos, habilidade para trabalhar em equipe, iniciativa, noção de prioridades, objetividade, senso de oportunidade e senso de responsabilidade.

2.3 ATIVIDADES DO ADMINISTRADOR

Estamos usando a palavra administrador para indicar qualquer pessoa responsável pelas quatro atividades principais da administração. Entretanto, os administradores podem ser classificados de dois modos: pelo nível que ocupam na organização (de primeira linha, Intermediários e altos administradores) e pelo âmbito ou abrangência das atividades Organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais). Gerentes de Primeira Linha. Em uma organização, o nível mais baixo em que indivíduo é responsável pelo trabalho de outros é chamado de administração ou gerência de primeira linha, ou de primeiro nível.

Os gerentes de primeira linha dirigem apenas empregados de execução; não supervisionam outros gerentes. Exemplos de gerentes de primeira linha: o “capataz”, ou o supervisor de produção numa fábrica, o supervisor técnico num departamento de pesquisas e o supervisor administrativo num grande escritório. Os gerentes de primeiro nível são frequentemente chamados de “supervisores”. Gerentes Médios.

O termo gerência média pode incluir mais de um nível numa organização. Os gerentes médios dirigem as atividades dos gerentes de níveis mais baixos e às vezes também as de empregados de execução. As principais responsabilidades dos gerentes médios são dirigir as atividades que implementam as políticas da organização e equilibrar as exigências dos supervisores com as capacidades de seus subordinados.

Administradores de Topo. Composta por um grupo comparativamente pequeno de executivos, a administração de topo é responsável pela administração geral da organização. Ela estabelece as políticas operacionais e orienta as relações com o ambiente externo. Os títulos típicos dos administradores de topo nos EUA são os CEO (Chief Executive Officer), “presidente” e “vice-presidente sênior”. Os títulos variam de uma organização para outra, e nem sempre é uma orientação confiável sobre a classificação nos níveis administrativos mais altos. Administradores (gerentes) Funcionais.

O administrador funcional é responsável por apenas uma atividade da organização, como produção, marketing ou finanças. Um administrador funcional comanda pessoas envolvidas em um mesmo conjunto de atividades. Administradores (gerentes) Gerais.

O administrador geral, por outro lado, supervisiona uma unidade complexa, como uma companhia, uma subsidiária ou uma divisão operacional independente. Ele é responsável por todas as atividades da unidade, como a produção, o marketing e as finanças. Uma pequena empresa pode ter apenas um administrador geral – seu presidente ou vice-presidente executivo, mas uma grande organização pode ter vários, cada um comandando uma divisão relativamente independente.

2.4 ÁREA DE OPERAÇÃO/PRODUÇÃO

Administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da empresa. Este departamento tem como finalidade a dar suporte logístico aos seus setores, bem como providenciar as adoções das medidas por ele determinada e procedendo a seu planejamento para os setores que compõem tenha uma boa organização.

2.5 FUNÇÕES DA OPERACIONAL:

Controle de produção diário e mensal, entrada de matéria, controle de parada de máquinas e equipamentos, consumo de matéria prima, relatórios de consumo de matéria prima (deverão ser encaminhados mensalmente), Coordenação dos funcionários da produção.

2.6 ÁREA DE CONTÁBIL

O profissional da área de Contabilidade é responsável pelo controle do movimento financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com