TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Administração Ii

Ensaios: Fundamentos De Administração Ii. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  4.286 Palavras (18 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

A administração tem grande influência em nossas vidas e principalmente na área profissional, a administração se forma desde que tenha o agrupamento de pessoas para obtermos melhores resultados nas atividades sociais quanto individuais, permitindo também uma melhor integração entre as pessoas. Os administradores são essenciais a qualquer empresa desde que eles sejam competentes para planejar, organizar, dirigir e controlar as operações da empresa, eles lideram pessoas, e direciona os interesses de todos para o mesmo fim, alcançar os objetivos da empresa ou organização. O objetivo principal deste trabalho é através da visão compartilhada de cada um expor o que foi estudado no semestre, com os fundamentos da administração II. O trabalho será descrever os principais elementos que compõem a atividade gerencial, o papel dos administradores nas organizações e as áreas funcionais da Administração. Após criar uma empresa fictícia com seus elementos de identificação descrevendo seus aspectos formais e os aspectos operacionais contendo a descrição das atividades da organização de acordo com a sua operacionalização.

2 PRIMEIRA ETAPA

2.1 ADMINISTRADORES

A definição operacional descreve os administradores como planejadores, organizadores, líderes e controladores das organizações. Na verdade, todo administrador, desde o diretor de programas de um clube universitário ao principal executivo de uma multinacional, assume uma variedade muito maior de papéis para levar a organização a seus objetivos estabelecidos. Num sentido amplo, um “papel” consiste nos padrões de comportamento que se pode esperar de um indivíduo dentro de uma unidade social. Para os propósitos do pensamento administrativo, um papel é um padrão de comportamento que se espera de alguém dentro de uma unidade funcional. Os papéis, portanto, são inerentes às funções.

2.1.1 Planejar

As organizações não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.

2.1.2 Organizar

A organização como a segunda função de um administrador depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo. Assim, organizar consiste em: A) Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização). B) Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização). C) Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas). Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas”.

2.1.3 Dirigir ou Liderar

Envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Metas traçadas, responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."

A chave para tal está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. Na gestão não basta apenas ser uma pessoa boa, é necessário que tenha nascido para vencer, vitória essa que está relacionada com a busca constante de desafios, com a coragem de mobilizar-se, de assumir seu papel diante de seus pares, de seus colaboradores e de seus supervisores. Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial. Quando se fala de gerir pessoas é importante ter em atenção ser competente, reconhecer competência e competências. Trabalhar ou liderar pessoas é uma tarefa árdua, em que mais depressa se detectam os fracassos do que os sucessos, já que no primeiro caso toda a empresa se poderá ressentir, no segundo, o mérito é geralmente assumido de forma solitária. Trabalhar com seres humanos exige conhecer, compreender para posteriormente se desenvolver. Para identificar competências é necessário conhecer muito bem a empresa e todos os seus colaboradores. Desta forma partimos para a implementação de todo um sistema organizado, planejado e formalizado com o objetivo de reter talentos, desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos, e acima de tudo criar e gerir as oportunidades. Desta forma motivamos todos os intervenientes, gerimos as suas expectativas e potenciamos a produtividade.

2.1.4 Controlar

A quarta função do administrador tem a finalidade de controlar e assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. Como processo, o controle apresenta fases que merecem uma explicação.

2.2 ÁREA DE OPERAÇÕES/PRODUÇÃO

2.2.1 Em que consiste a área de Operações/Produção

Independentemente do ramo de atividade da empresa, o controle de produção é fator imprescindível para sobrevivência num mercado tão disputado. Para tanto a correta administração da produção além de redução de custos, agrega valores quanto à qualidade dos serviços e produtos, tornando o negócio altamente competitivo e sólido. A Administração da produção e operações (APO) é a administração do sistema de produção que transforma os insumos (matérias-primas, pessoal, tecnologia, máquinas, e outros recursos) em saídas (produtos ou serviços) da organização; trata da maneira pela qual as organizações produzem bens ou serviços. Podemos dizer que a produção é a função central das organizações, já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com