TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social II

Trabalho Escolar: Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de nos mostrar a reconceituação do Serviço Social que foi movido pelas pressões sócias e mobilizações dos setores públicos.

Durante o processo de construção do trabalho, podemos constatar que a reconceituação perspectiva modernizadora só pode ser entendida a partir da mudança no cenário sócio-político, através dos autores que nos passam esse esclarecimento e entendimento sobre os reais acontecimentos.

Palavras Chaves: Seminários, reconceituação, modernizadora.

A importância da reconceituação do serviço social

Serviço Social deve suas origens com a igreja católica, surgiu como ação social e ações da igreja, estão relacionadas com transformações econômicas e sociais que atravessaram a sociedade brasileira.

Serviço Social Brasileiro processou a metodologia de trabalho Americano. Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de pratica de desenvolvimento.

Em 1964 no nordeste aconteceu o encontro regional de Serviço Social que é considerado a primeira manifestação grupal de critica ao Serviço Social tradicional, e o ensaio de reconceituação.

A perspectiva modernizadora constituiu o processo de renovação do Serviço Social no Brasil, ela se desdobra em eventos de Araxá (1967) e Teresópolis (1970). Em Araxá surgiu a perspectiva de globalidade que vai conduzir a adequação da metodologia do Serviço Social que vão se efetivar esses dois níveis no micro (essencialmente operacional) e no macro (que compreende as funções do Serviço Social)

Em Teresópolis falou sobre metodologia onde houve repercussão em toda América Latina, ofereceu uma metodologia do Serviço Social voltada para a pratica profissional do Serviço Social e que se desenvolva um nível mínimo de cientificidade, propõe a redução quanto á própria condição funcionaria do profissional, ele é investido de um estatuto básico de execução com conseqüência valorização da ação prática-imediata.

Em Sumaré realizou com objetivo a cientificidade do Serviço Social, o encontro registrado o deslocamento da perspectiva modernizadora da arena central do debate e da polemica e a disputar seus espaços nos fóruns de discussão, organização e divulgação da categoria profissional.

Foi durante os encontros Regionais de Araxá que foram acrescentados três outros itens que reforçaram o documento original. O documento de Araxá tinha ainda como objetivo estudar possibilidade de “teorização do Serviço Social”.

A idéia, portanto não era procurar um novo serviço social, mas a partir do que já tinha sido experimentado, identificar os conhecimentos que o embasavam e esclarecer a encontrar uma base segura e cientifica no que já existia, o resultado desta teorização permitiria uma nova visão do serviço social.

No sentido restrito e moderno, arte é uma atividade criadora, não subordinada a modelos nem produto de um conhecimento racional, mas de uma visão intuitiva. No entanto, diz o relatório dos encontros regionais, o serviço social não pode ser considerado como arte ele está mais perto da ciência praxiológica do que da arte.

Os que se manifestaram contra o serviço social como ciência fica esclarecido que o serviço social não é ciência, não cria conhecimentos, mas utiliza- se dos conhecimentos de outras ciências.

O Documento de Araxá afirma que se justifica considerar o serviço social como uma técnica social, portanto influencia o comportamento humano e o meio nos seus inter-relacionamentos.

Sobre as funções dos serviços sociais, para que o assistente social possa atuar decisivamente nos diferentes níveis é necessário que seja respeitado e tenham suas aptidões respeitadas, tenham oportunidades de estudo do trabalho que vai realizar.

Para efeito de seus trabalhos o Documento de Araxá adotou uma definição: O serviço social de grupo é um processo de serviço social que, através de experiências propositadas, visa capacitar o individuo a melhorar seu relacionamento social e enfrentar de modo muito efetivo seus problemas pessoais, de grupo e de comunidade, e visa canalizar desenvolver e capacitar as potencialidades de relacionamento social e experiência de grupo. Diante dos relatórios podemos constatar que o serviço social se encontrava numa encruzilhada, mas disposto a optar e a vencer.

O II Seminário de Teorização do Serviço Social ocorreu em 1970 em Teresópolis, a comissão organizadora redigiu um roteiro tendo em vista da amplitude do estudo dos participantes propuseram a redução do estudo a três itens: Fundamentos da Metodologia do Serviço Social, Concepção Cientifica da Pratica do Serviço Social e aplicação da Metodologia do Serviço Social.

O Seminário de Teresópolis foi também seguido de sete encontros regionais, nos quais apresentam uma extensa lista de fenômenos não incluídos no documento, mas que no entanto poderiam ser implicitamente incluídos dentre os citados pelo documento.

Os encontros regionais chamam a atenção sobre a necessidade de descrever os fatos sociais mais precisos. Isto afim de que todos os profissionais tenham de fato idéia concreta e objetiva, para que todos saibam a que se referir o que traria contribuição para a unificação da terminologia que se manipula em serviço social. No Documento nos apresenta um modelo em que nos deparamos com fenômenos e variáveis. Define fenômeno como um fato social.

Para solucionar a questão das diferenças de funções no grupo entre assistente social e outros técnicos, comentaram no encontro regional que não há condições de o assistente social conhecer todas as atividades que o grupo irá trabalhar, mas com o trabalho e ajuda de outros profissionais capacitados. A supervisão caberia ao assistente social com função de aplicar as técnicas de grupo conforme as situações surgidas.

O Documento de Teresópolis e principalmente os documentos anexados foram largamente utilizados e assim contribuíram para levar os profissionais ao estudo mais detalhados e profundo dos métodos e modelos nos cursos de pós-graduação retomar com mais afinco a questão da integração.

III Seminário de Teorização em Sumaré, Rio de Janeiro, já era possível constatar os progressos que os estudos de teorização realizaram a caminho da cientificidade.

O positivismo tem cada vez mais influencia no serviço social, mesmo realizado vários programas de assistência social em determinadas ocasiões, porque as grandes ideias têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com