TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III

Artigos Científicos: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.745 Palavras (11 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO _____________________________________________________3

1.–Desenvolvimento________________________________________________4

2. - Conclusão____________________________________________¬¬¬¬________10

INTRODUÇÃO

Apresentar resoluções para tipos de problemas que ocorrem em uma Indústria de Papeis.

A CLT é a principal norma legislativa brasileira, a qual criada em 1943 através de um decreto sancionado pelo presidente do Brasil, Getúlio Vargas. São leis especiais que referem o Direito do Trabalho e também ao Direito Processual do Trabalho.

As leis trabalhistas existem como forma de proteção para com o patrão e o empregador, onde cada um respeita os direitos dos outros, para tanto um problema ganha o auge nesses últimos tempos, denominado Dano Moral.

A consolidação das Leis do Trabalho, desde a sua publicação, já contemplava o dano moral e a sua reparação pelo empregado ou pelo empregador, em decorrência da ruptura do contrato de trabalho pela prática de ato lesivo da honra ou da boa forma.

O que é Dano Moral? Dano Moral corresponde ás lesões sofridas pela pessoa humana, consistindo em violações de natureza não econômica. É quando um bem de ordem moral, como a honra, é maculado.

Na letra “e” do Artigo 483 da CLT, já está discriminado que, o empregador pode requerer a devida indenização material se caso ocorrer o ato praticado pelo empregador contra o empregado ou pessoa de sua família, lesivo da honra ou boa forma e que ofenda a sua moral.

2. - DESENVOLVIMENTO

Proposta de Trabalho

Uma Indústria de papéis da cidade de São Paulo.

Hoje a empresa conta com 110 empregados, destes 40 são mulheres e 70 são homens.

Situação: As empregadas (mulheres) da indústria de papéis em que você administra não tem o costume de laborar na área de produção, mas sim no setor de embalagens dos papéis fabricados, pois o setor de embalagem e pacote precisa contar com o toque feminino.

A sua intenção, como administrador, em concentrar o trabalho feminino neste setor é assegurar um ambiente de trabalho mais sadio para as empregadas, objetivando reduzir os riscos a que estariam submetidas.

Algumas mercadorias que vinham da produção, e chegavam no setor de pacote e embalagens, começaram a sumir, algo que nunca tinha ocorrido quando somente homens laboravam no setor.

Em que pese tal fato, alguns problemas começaram a surgir.

Ana, uma das empregadas, não permite a revista e se nega em tirar as roupas. Em decorrência do ato de insubordinação, sentindo totalmente desrespeitada e para evitar que outras empregadas tomassem a mesma atitude, a supervisora dispensa Ana por justa causa.

A supervisora, com o fim de revistar de forma detalhada as empregadas, solicita que as mesmas tirem suas roupas (ficando apenas com as roupas íntimas).

Ao buscar a solução para o conflito, você (administrador) designa uma supervisora para realizar contínuas revistas nas empregadas.

1- A atitude da supervisora foi correta? Justifique.

Não. Pois nenhum supervisor (a) possui o direito de dispensar, um funcionário mesmo por justa causa, A mesma deveria levar o caso a gerência da empresa para que a mesma tomasse a medida devida. No dispensar Ana a supervisora abusou de sua autonomia. Mesmo que Ana não se sujeitou a mesma, sua atitude foi totalmente incorreta.

2- A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço das mercadorias?

A atitude não foi adequada, nem eficaz, nem tão pouco legal, pois infringiu a

Lei da moralidade, expondo as empregadas ao ridículo.

Por esse motivo, os outros dois motivos tornam-se sem valor.

3- Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa em despedida sem justa causa e/ou indenização por danos morais? Para responder, faça uso da legislação e dos princípios trabalhistas.

Quanto a requerer a sua reintegração ao emprego Ana não pode, pois a ela não possui estabilidade provisória.

Quanto ao pedido de indenização por danos morais também é possível, porque ela poderia alegar que sofreu um constrangimento ao ver-se obrigada a ficar sem roupa e devido a sua recusa, ser demitida por justa causa constrangimento sofrida pela operária a se ver obrigada a ficar sem roupa.

4- Como administrador, que atitudes você poderia tomar a fim de minar ou reduzir conflitos?

Realizaria reuniões com todos os funcionários relatando os problemas que estavam acontecendo dentro da empresa, e colocaria a solução em uma forma conjunta e bem clara para todos, se era melhor colocar a revista ou câmeras, ou outra forma que fosse colocada por algum funcionário ou membro da administração, mas que fosse discutida e aceita por todos, isso deixaria os funcionários cientes e seguros, e a administração satisfeita e sem danos na Fabrica.

5- Escolha uma das alternativas apresentadas acima e justifique sua escolha.

A alternativa que escolho é a de fazer um programa que tenha uma única premiação em dinheiro para todos os funcionários ao atingir a meta, pois todos trabalhariam unidos com o mesmo objetivo.

Buscando mais melhorias, como administrador desta empresa você irá implementar um programa de “Gestão de Pessoas por Competências – GPC”, e para isso necessita conhecer a distribuição da idade dos funcionários. Depois de realizado um levantamento junto a RH da empresa, você verificou que a idade dos funcionários mulheres (n=40 empregados) varia de 18 a 54 anos conforme apresentado na tabela abaixo.

Tabela: Idades das mulheres que trabalham nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com