TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM ADMINSTRAÇÃO III

Exames: FUNDAMENTOS EM ADMINSTRAÇÃO III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Goias Material de Contrução: Nossa Historia 4

2.1 Emtrevista / Produção Textual...............................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIA .............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho a produção foi baseada no método de entrevista/pesquisa com uma empresa de material de construção atuante no mercado há alguns anos, possui um prédio estruturado com vários funcionários onde atende clientes de toda região, de forma que adquiriu ao longo dos anos instabilidade e respeitos dos concorrentes no mercado de construção da região.

Com base nesses dados, o objetivo é realizar uma entrevista com a empresária Andréia Almeida proprietária do estabelecimento, para o acompanhamento de todo o processo de trabalho e como a empresária aplica os métodos da administração no seu cotidiano, ou seja, como são trabalhadas as questões trabalhistas e tributárias; as pesquisas de mercado; a divulgação dos produtos e marketing; as formas de negociação com os fornecedores até a satisfação dos clientes, e como são aplicadas as atividades motivacionais com o trabalho em equipe e relacionamentos entre empreendedores e colaboradores. “As certezas profundas, os valores e as creças pessoais dos empreendedores são repassadas aos demais participantes” (SILVA; ZANELLI apud ELGENNENI, 2010, p.153).

Outro tema a ser tratado nesse trabalho são as questões de sustentabilidade, o reaproveitamento de destroços de construção, ou seja, as várias maneiras de como é possível associar o crescimento com medidas sócio ambientais preservando o meio ambiente e ajudando a manter o ambiente urbano com menos lixo, entulhos.

Ribeiro e Brito enfatizam que a uma forma de se contribuir para o debate sobre desenvolvimento é identificar as transformações que ocorrem no interior da modernidade, a qual não realizou as promessas de progresso infinito, e entender a convivência com os riscos que, agora, não são somente os advindos do mundo natural, mas principalmente aqueles humanamente criados, ou seja, o risco artificial que fugiu ao controle do homem. (RIBEIRO E BRITO 2003, p.9).

2. Goiás Material de Construção

NOSSA HISTORIA

No dia 02 de Fevereiro de 2003 na cidade de Porto Alegre do Norte, a 1200 km de Cuiabá, capital mato-grossense, começava a realização de um sonho. A recém-formada em engenharia civil, Srª. Andréia Almeida ao lado de sua irmã, a Srª. Lucia Almeida farmacêutica vindas de São Paulo em busca de desafios e adquirir experiência profissional começaram a investir no ramo de material de construção. Embora sua irmã Lucia fosse investir no ramo farmacêutico, Andréia continuou com seu projeto de atuar no ramo de construção, onde alugou um prédio na avenida principal da pequena cidade e passou a investir em propaganda para conquistar clientes.

Em pouco tempo a casa de material de construção conquistou uma clientela invejável, com o crescimento dos lucros a cada dia, Andréia resolvei compra um terreno amplo próximo ao prédio que ela alugou e aos poucos construiu um prédio bem estruturado e amplo com instalações modernas. Esses investimentos proporcionaram um aumento de 50% nas vendas e conseqüentemente nos lucros que superam os gastou feitos no investimento.

Hoje a Goiás Materiais de Construção atende toda região de Porto Alegre do Norte, ou seja, todo centro urbano como também a zona rural para pequenos agricultores e grandes fazendas com grande eficiência através do caminhão da empresa que conta com o motorista e o auxiliar de carga. Também conta uma carreta para transporte de mercadorias diretamente da fabrica, onde a administradora passa o pedido de compra para o fornecedor via fax/telefone ou internet e a carreta traz um produto de qualidade e preços mais acessíveis ao cliente.

A busca incansável da satisfação do cliente, a ética no relacionamento com os concorrentes e parceria com fornecedores tem feito da Goiás Materiais de Construção “O BARRATO DA CONSTRUÇÃO”.

MISSÃO

Atender o cliente interno e externo com eficácia, confiabilidade, inovação e excelência dentro dos serviços prestados, oferecendo produtos de qualidade e preços competitivos e realizando o sonho de construção da casa própria.

VISÃO

Ser reconhecida em toda região do Vale do Araguaia como referência na área de material de construção, tornando-se a número 1 da cidade e conquistando o título de melhor da região num futuro próximo.

VALORES

Ética, Confiança, Humildade, Competência, Comprometimento, Trabalho em Equipe, Capacitação Técnica, Respeito ao Indivíduo, Excelência nos Serviços, Responsabilidade Social, Integridade e Honestidade.

2.1 Entrevista / Produção textual

A entrevista foi realizada com a Srª Andréia Almeida, uma jovem de São Paulo que veio pra região junto de sua irmã Lucia com um sonho de conquistar o próprio negócio e visão empreendedora, com essa força de vencer abriu seu primeiro negócio em Porto Alegre do Norte – MT, sendo ela engenheira civil resolveu apostar ramo comercial de matérias de construção, assim fez uma pesquisa de mercado para analisar as possibilidades e constatou que a cidade em questão tinha poucas opções nesse tipo de mercado e isso motivou a abrir a empresa Goiás Material de Construção.

Segundo DIEHL e TATIM apud CRUZ (2010. P.121) a entrevista é um encontro de duas pessoas cujo objetivo é que uma delas obtenha informações a respeito de um determinado assunto mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para ou para ajudar no diagnostico ou tratamento de um problema social.

Segundo a empreendedora, já possuía um capital de giro para iniciar o negócio e assim começou a por em pratica sua idéia. Alugou um prédio em uma boa localização da cidade e comprou todos os materiais e equipamentos que precisava para iniciar uma camionete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com