TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEORICOS-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL III

Por:   •  28/5/2014  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA EDUCACIONAL – OSASCO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEORICOS-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL III

Trabalho realizado na disciplina de fundamentos históricos e teóricos metodológicos do serviço social III sob a orientação da Tutora á distância Ana Maria de Oliveira Espíndola no curso de Serviço Social.

OSASCO/SP

2013

RESUMO:

O serviço Social tem em sua essência as políticas sociais, a recolocação social e familiar atrelando conceitos teóricos com sua prática atual, para sanar as problemáticas enfrentadas. O Assistencialismo atrela-se ao conceito de ajuda e auxilio, dando o básico como referência de qualidade, sem planejar condições de sanar os problemas sociais. A filantropia tem o amparo de caridade e ajuda sem fins lucrativos na prática do bem.

PALAVRA CHAVE: Serviço Social, atualidade, práticas sociais, Assistencialismo e Filantropia.

ABSTRACT:

The Social Service has at its core social policy, social and family relocation tying theoretical concepts with their current practice to remedy the problems faced. The welfarism hitches up to the concept of aid and assistance, giving the basics such as quality reference without planning conditions to remedy social problems. Philanthropy has the support of charitable and nonprofit helps in doing good.

KEY WORDS: Social Service, topicality, social practices, AssistencialismoandPhilanthropy.

INTRODUÇÃO

De acordo com os relatos citados nas referências bibliográficas desse estudo acadêmico, iremos mencionar a importância do Assistente Social e as condutas das práticas sociais adotadas pelo mesmo no desenrolar de sua rotina institucional e a política pública, sendo instrumento de base para a confecção do Serviço Social. Temos o comparativo entre filantropia e o Serviço Social interagindo com suas próprias características individuais atrelando a construção das práticas sociais.Mencionamos os setores de atuação enriquecendo o trabalho com os campos e o amparo também no setor da saúde.

A importância e a tendência do Assistente Social na atualidade

Ao mencionarmos o Serviço Social e sua importância nos tempos atuais, não podemos deixar de mencionar sua considerável evolução nas décadas decorrentes de sua existência e sua valorização quanta profissão sua origem vem atrelada aos conceitos religiosos e a burguesia dominante, que vinculava a prática puramente no conceito de ajuda, para manter o equilíbrio das possíveis manifestações que pudessem abalar o poder da burguesia e manter assim o controle e estabilidade econômica no país.Através do surgimento assíduo do capitalismo vai se crescendo a necessidade de manter o equilíbrio entre a classe do proletariado e a classe burguesa, temos então as práticas das políticas sociais, sendo moldados no decorrer da evolução das práticas sociais.

O trabalho do assistente social tem em sua fundamentação proporcionar transformações benéficas para a sociedade, permitindo a união de seguimentos técnicos, políticos, pedagógicos e intelectuais, utilizando estratégias da ação do profissional no desenvolvimento das políticas sociais.Atravessamos uma era do capitalismo financeiro, que apesar de gerar crescimento econômico também em contrapartida gera o crescimento do desemprego, falta de moradia, saúde precária, falta de qualificação adequada, acarretando busca incessante por mão de obra qualificada. Com a desqualificação e recursos precários temos assim o aumento da exclusão social de todos os familiares dentre jovens, mulheres e crianças.

Mas como poderemos afirmar que o Assistente Social tem na rotina vivenciada pela sua digna profissão ações benéfica na sociedade atual?

O Serviço Social busca romper barreiras, alterar rotinas institucionais na busca incessante pelo aprendizado das realidades vividas pela sociedade, ou seja, seu público alvo, mediante a todo um trabalho teórico de pesquisas e práticas, para detectar alternativas plausíveis inovadoras para amenizar as mazelas sociais. Nos tempos atuais, a sociedade exigedo profissional qualificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com