TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III - Danila Valentim Carlos

Dissertações: Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III - Danila Valentim Carlos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA SÃO PAULO

CAMPUS MARTE

SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

TUTORA: ANA MARIA SILVA FERREIRA

TUTOR: DANIEL O. LAPORTA

Fabiane Alves da Silva R.A: 4322813964

Marlene Sousa Santos R.A: 5312956820

Silene Ap. Luciano Verissimo R.A: 5732171534

SÃO PAULO

2013

ANÁLISE DO FILME

Direção do filme: José Padilha

Personagens: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz, Fernanda de Freitas, Fernanda Machado, Thelmo Fernandes e Maria Ribeiro. Ano de lançamento: 2007.

O filme Tropa de Elite descreve fatos ocorridos da Segurança Publica do Rio de Janeiro na década de 90. O personagem principal do filme é o Capitão Nascimento, vivido pelo ator Wagner Moura, policial honesto que quer deixar a Tropa de Elite e quer encontrar um substituto para poder ficar mais próximo da família. Nascimento é um policial dedicado integralmente a sua função e em virtude disso é extremamente estressado. Capitão Nascimento coordena o curso de formação do BOPE e entre os novos alunos estão Matias e Neto dois policiais militares, aspirantes, jovens, honestos e corajosos. O curso prepara soldados para Guerra é bem pesado e bastante rigoroso. O filme nos mostra a classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONGS nas favelas. Eles criticam a violência policial, mais realizam o consumo e o trafico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecem a violência que eles mesmos apontam e criticam.

O BOPE foi criado para intervir quando a policia convencional não consegue dar conta do seu serviço. Vimos também muita corrupções, violência, palavrões, vendas de armas, jogos de bicho, tráficos e famílias sendo alvo desse tipo de situação.

NAS DIFERENÇAS E IGUALDADES: LINHAS TÊNUES SEPARAM HOMENS E ANIMAIS

Existem varias discussões a respeito desse assunto, alguns descrevem que houve uma grande evolução diante dessas diferenças e semelhanças de um mundo animal e o homem.

A certeza é que uma teoria centenária sobre a evolução do homem e do reino animal vem sendo muito discutida porque todos sabem da maior diferença entre eles o homem um ser racional (pensante sobre seus atos) o animal não tem esse raciocino lógico, porém houve uma grande evolução das duas espécies.

Alguns estudiosos dividem opiniões sobre cultura e tradição, porque alguns afirmam que no meio animal existe sim cultura já que remete comportamentos e imitação que é transmitido no interior do grupo e que não surgiram por influencia humana e não são determinados por fatores ambientais ou genéticos.

Portanto a cultura de ambos os meios tem se modificado com o passar do tempo e a convivência tem se tornado cada vez mais próxima, tanto nos aspectos estrutural como fisiológico e psicológico. Pesquisas recentes mostram semelhanças marcantes em processos cognitivos e afetivos entre um e outro.

O maior sentimento que podemos cultivar entre essas duas espécies é o respeito e devemos aceitar a individualidade de cada um, mesmo vivendo em grupo cada um tem seu tempo de aprender e inovar a cada tempo que passa.

O que é cultura?

Há vários conceitos sobre esse tema que é bem discutido dentro de varias áreas das ciências sociais, ou seja, na filosofia, biologia, antropologia e outras, porque se trata de coletividade dentro de uma sociedade.

Cultura é todo um processo de conhecimento, crenças, a arte, a moral, lei, os costumes e todos outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro do meio em que vive.

Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? Justifique sua resposta.

Foi um filme de grande repercussão e que atingiu a todas as camadas sociais em (Brasil 2007), ele foi representado pelo narrador e o principal personagem do filme, Capitão Nascimento que atuou com uma visão bem auto afirmativo e controverso de um policial de uma grande estrutura que é o BOPE, em meio a uma guerra urbana atual, com muita violência, trafico e hierarquia.

Esse personagem procurava alguém à altura para substituir o seu cargo no BOPE, já que ele desejava viver um pouco mais sua vida social com sua família, ou seja, queria alguém muito bem preparado para passar sua cultura, seus comportamentos, as leis que segue essa estrutura, matar ou morrer pelo BOPE, ser ou não o mocinho do filme, esse era um dos dilemas dele no filme.

Essa violência vivida e aprendida no BOPE também é gerada na sociedade, numa favela onde esses policiais entram com extrema violência e imposição, afinal, BOPE só é acionado quando a policia convencional não atende as estruturas de uma sociedade também muito violenta devido à precariedade ou falta de um planejamento político e social.

Essa parcela da sociedade sofre sem seus direitos respeitados e mal administrados e por isso gera uma cultura de violência, drogas, prostituição, abandono, gente querendo tirar proveito como aqueles jovens universitários de uma classe media que vai para fazer um trabalho social na comunidade e criticam as maneiras de atuação dos policiais e se tornam indiretamente parte disso, já que eles usavam drogas nas festas universitárias promovidas por eles gerando mais violências, trafico, prostituição.

Os Conflitos Sociais encontrados no filme “Tropa de Elite”

1. Violência

2. Corrupção

É de vital importância que se tenha ações públicas para combater a violência e a corrupção. Estes conflitos sociais estão presentes em nosso cotidiano, o que precisamos é de medidas públicas que haja diretamente na causa dos problemas trazendo soluções. No caso da violência não adianta só a ação da policia é preciso ter uma união da sociedade e polícia para que junto com as políticas públicas adequadas a violência, que chegou a índices alarmantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com