TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabrica De Tintas

Dissertações: Fabrica De Tintas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

Descrição dos Setores na Fabricação de Tintas e Vernizes

Pesagem de Matérias-Primas

Na indústria de tintas e vernizes há necessidade de pesar muitas mercadorias, matérias-primas e vários tipos de produtos necessários às várias etapas do processo produtivo. Os trabalhadores responsáveis pela pesagem deverão manter os registos atualizados, colocar ou orientar a colocação das mercadorias ou matérias-primas nos estrados da balança ou em outros dispositivos de pesagem e registar os valores, tendo em conta o peso da embalagem ou dos aparelhos.

Carregamento e Descarregamento de Mercadorias

O carregamento e descarregamento de mercadorias consistem na movimentação manual ou mecânica de cargas. Os trabalhadores responsáveis por estas tarefas, carregam, descarregam e acondicionam vários tipos de produtos, matérias-primas ou produtos acabados. Terão que deslocar, levantar, carregar e descarregar produtos diversos no armazém ou para viaturas de transporte. Este tipo de trabalho pode ser feito manualmente ou recorrendo a dispositivos de movimentação de cargas, por exemplo, carros de mão ou porta-paletes.

Embalagem de Produtos Finais

Nesta etapa é verificada a fase final do ciclo de produção de tintas e vernizes. Os trabalhadores do setor de embalagem embalam e rotulam manualmente produtos resultantes da linha de enchimento com vista à sua expedição ou armazenamento. Envolvem os produtos a embalar com o material indicado às suas características, prepararam as embalagens para a expedição, nomeando ou agrupando os produtos em lotes e efetuam a respectiva identificação e inscrição de destinatários. Por vezes manobram aparelhos de elevação para deslocar as latas e recipientes de produto final ou outras embalagens.

Controle de Cor, Espessura e Aderência

Este processo consiste no recolhimento de pequenas amostras de produto para controle dos parâmetros, cor e aderência das tintas e vernizes. Nesta operação é utilizada uma ferramenta auxiliar para recolher a amostra da cuba. Posteriormente coloca-se a amostra numa chapa metálica graduada e com a ajuda de uma espátula, faz a dispersão da tinta ao longo da chapa graduada para verificar os vários parâmetros. Depois desta análise e de acordo com o resultado serão ou não adicionados pigmentos, solventes ou outros aditivos nas quantidades necessárias.

Trabalhos de Laboratório

Os químicos e os auxiliares de laboratório efetuam, individualmente, experiências e análises de substâncias e compostos, tendo em vista o desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias e técnicas de produção. Orientam e participam em experiências e análises de compostos e produtos finais da linha de produção, determinam sua composição química, as propriedades das substâncias, componentes e a qualidade final dos produtos, identificam os elementos e compostos observados e ensaiados, compreendem novos métodos de análise, com base em observações e conclusões de experiências anteriores e aperfeiçoam-se nos processos de controle de qualidade e doseamentos. Os trabalhos de laboratório são bastante diversos e podem envolver uma grande quantidade de reagentes e de produtos finais de reação.

Manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com