TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação De Papel

Casos: Fabricação De Papel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

QUÍMICA TECNOLÓGICA

Estudo dirigido

1. Descrever com detalhes cada etapa do processo da indústria do papel de acordo com o esquema abaixo:

2. Analise atentamente a imagem abaixo onde mostra as etapas do ciclo de recuperação Kraft,

Descreva cada etapa e comente a importância deste processo para a indústria.

3. De acordo com o artigo: “Papel: Como se fabrica?”

Faça um comentário a respeito das questões ambientais da produção de celulose e de papel.

1-Fabricação de papel

Etapa 1: exploração da madeira As madeiras utilizadas para a produção de celulose , são o eucalipto e o pinus, no geral o eucalipto é o mais usado, principalmente em nossa região onde o clima é mais favorecivel para este tipo de cultivo. As empresas que produzem a celulose tem plantio próprio, mas ainda sim terceirizam a produção de madeiras, pois o consumo e muito grande , na terceirização as empresas prestam serviços de consultoria da do plantio ajudando com pesquisa de solos, controle de praga , fertilizantes, e outros serviços, tendo assim o produtor que firmar um contrato de fornecimento exclusivo a empresa, pelo menos no primeiro corte. A colheita da madeira e feita após 6 ou 7 anos do plantio, essa colheita em áreas próximas e de mais fácil acesso e feita com maquinas, maquinas essas que derrubam a arvore, retiram sua casca e cortam em tamanhos padrões para carregamento em caminhões, tudo isso em pouco espaço de tempo, tendo assim mais rentabilidade do serviço. Já nos pequenos produtores terceirizados a colheita e feita manualmente, usando motosserra para derrubar e picar a arvore, sendo assim a descasca serra feita pela empresa de celulose em seus estabelecimentos. Após esse processo de colheita a madeira carregada em caminhões e enviada para as empresas fabricantes de celulose. Etapa 2: descascamento da madeira. O descascamento da madeira na maior parte hoje e feito no meio da floresta de eucalipto ou pinus , por maquinas que derrubam, descasca e pica a arvore, tudo isso muito rápido comparando com outros processos. Existem porem aquelas arvores que são colhidas por outros tipos de maquina das quais não tem essa habilidade de descascar, também os pequenos produtores terceirizados que não possuem esse recurso, essas madeiras são enviadas a fabrica sem descascar, que ao chegar na fabrica entram no processo por meio de um descascador, geralmente em forma cilíndrica, munido de facas em suas laterais que num processo giratório ao receber a madeira em seu interior, vai girando e a casca e expelida pelas facas e raspadores adaptados adequadamente nas laterais da maquina, geralmente esse processo de descasca leva aproximadamente uns vinte minutos.

Etapa3: Picagem da madeira

A madeira e inserida em uma maquina onde ela será picada e transformado em cavacos de tamanhos uniformes, isso é feito para facilitar o trabalho no digestor, e tendo cavacos mais uniformes, o processo químico aplicado será também mais uniforme gerando assim um produto final de melhor qualidade. Etapa 4: classificação dos cavacos Após a picagem a madeira em forma de cavacos e passada por uma classificação, nessa classificação os cavacos serão peneirados excluindo-se assim cavacos eventualmente de tamanhos diferentes, e também e retirado impurezas como areia, terra, e outros materiais intrusos tornando assim os cavacos puros para a produção de celulose. Etapa 5: digestor e tanque de descompressão No digestor , o processo de cozimento tem o objetivo de individualizar as fibras da madeira, quebrando assim as ligninas ( agente cimentante). Para tanto os cavacos são introduzidos no digestor, juntamente com produtos químicos alcalinos. Esta mistura é mantida em alta temperatura e pressão. Ao final do tempo de cozimento obtém-se uma poupa de celulose de cor marrom, juntamente com um liquido muito escuro, deniminado licor negro, contendo os produtos dissolvidos da madeira e parte dos reagentes químicos adicionados no cozimento. A poupa marrom segue para o branqueamento e licor negro para o processo de recuperação dos reagentes químicos do cozimento.  

Etapa 6 : refino depuração e lavagem. Terminado o cozimento, a pasta de celulose esta com uma cor marrom escuro, com pequenos pedaços de madeira não cozidos e impregnada com um licor preto. A lavagem com agua quente da celulose tem a finalidade de retirar o máximo possível da soda no cozimento e a parcela d madeira que se transformou em liquido. Esta lavagem da celulose facilitara o posterior branqueamento, reduzinda o consumo de alvejantes e principalmente tornando o efluente mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com