TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fala Serio

Artigos Científicos: Fala Serio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Testamento anão é o testamento anão, sendo ato de ulterior vontade, onde pode fazer disposição patrimonial de pequena monta, como deixar coleção de tampinhas, esmola, a maneira que será o funeral, missa, cremação etc.

É feito de forma particular e simples, podendo nomear ou substituir testamenteiros, reconhecer filhos, perdoar indigno. Mas não se pode instituir ou deserdar herdfeiros.

(RIEZO, Fernão Barbosa. Família e Sucessões: Direito de Família I Titulo. Editora. 2011, p.686).

2 - Testamento hológrafo é o testamento particular, ou privado, (hológrafo vem de holos, inteiro e graphein, escrever), está previsto no art. 1.876, CC, e seguintes, tem como característica principal a necessidade de ser redigido de próprio punho pelo testador, não obstante, admite-se sua feitura por processo mecânico (datilografado), ou, na esteira da modernidade, ser digitado (naturalmente que deve ser impresso, porquanto o documento tem de ser assinado em todas as folhas pelo testador). O testamento não pode conter rasuras ou espaços em branco se efetuado por meio de processo mecânico ou digitado, no caso de ser redigido de próprio, as eventuais emendas ou rasuras deverão ser ressalvadas pelo testador.

Para sua validade, é necessária, além da transcrição da vontade, a leitura desse texto pelo testador diante de, pelo menos, três testemunhas idôneas e capazes (para evitar-se problemas futuros de identificação e localização, é importante que essas testemunhas sejam qualificadas, o que facilitará a validação no futuro, porque, a critério do juiz, presente apenas uma das testemunhas, poderá esse testamento ser considerado válido, as quais também assinarão o documento, após a leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com