TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases De Um Projeto

Dissertações: Fases De Um Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Fases do projeto 4

1) Necessidade 4

2) Definição do problema 4

3) Coleta de informações 5

4) Concepção 6

5) Avaliação do Projeto 7

6) Especificação da solução final 7

8) Conclusão 9

Introdução

Todos nós nos consideramos projetistas. Organizar festas, a construção de uma prateleira ou até mesmo organizar uma experiência para uma feira de ciência são exemplos de projetos. Projeto – na engenharia – é uma atividade que envolve ciência. Envolvem conhecimentos de vários assuntos, o que implica experiência de quem o desenvolve.

Projeto é um plano de execução, é um planejamento para alcançar um objetivo dentro de metas de orçamento e tempo. Projetar, é estabelecer um conjunto de procedimentos especificações que se postos em pratica, resultam em algo concreto ou em um conjunto de informações.

O projeto é um conjunto de um plano e um trabalho deliberadamente realizados para satisfazer alguma necessidade. O seu resultado é algo que nem sempre existiu e, na verdade, constitui uma criação.

Podemos identificar dois tipos de projetos:

Evolução: Surge através de uma adaptação ou variação de um projeto anterior. Por se ter conhecimento do projeto anterior, o projeto por evolução apresenta menores riscos de falhas, tendo, entretanto menores possibilidades de competição, por apresentar poucas novidades ao consumidor.

Inovação: Surge da aplicação de um experimento anteriormente não experimentado. Este tipo de projeto resulta em novos produtos que, por falta de conhecimento do desempenho de produtos análogos, correm maior risco de apresentar erros.

Em um projeto temos várias fases, e em cada uma delas tem informações necessárias para que se alcance o sucesso no projeto. E existe praticamente dois tipos de informações as gerais e as especificas. Os gerais são do conhecimento de todos tanto dos engenheiros como dos leigos e as especificas é referente a assuntos técnicos pertinentes ao projeto, em pauta.

Em seu trabalho o engenheiro deve transformar as informações disponíveis, e que a principio não estão ordenadas ou selecionadas, numa saída útil para o processo do projeto.

Desde que armado das informações necessárias, o engenheiro projetista inicia a operação do projeto através do uso de técnicas apropriadas e ferramentas computacionais ou experimentais.

Embora o resultado final de um processo solucionador seja normalmente um produto ou um sistema, muitos projetos podem objetivar a geração de novas informações. Muitos projetos, por não demostrarem viabilidade técnica, econômica ou apresentarem problemas de ordem social e ambiental, são interrompidos no transcorrer do seu desenvolvimento.

Por outro lado, é bom lembrar que nenhum projeto é iniciado se não estiverem garantidos os recursos financeiros e as questões legais, com setores governamentais e órgãos fiscalizadores. Na realidade raro são os problemas de engenharia que não se complicam por considerações econômicas ou questões de prazo ou legislação vigentes, diferenciadas para diversos países.

O resultado de um projeto não tem vida infinita, e em algum momento poderá ocorrer o seu obsoletismo , que pode se dar quando algo novo e mais eficaz aparece para cumprir a mesma função, ou as necessidades do consumidor mudam.

As fases que compõem o processo do projeto são comentadas no próximo item.

Fases do projeto

Para projetar devemos identificar, formular e solucionar problemas, utilizando uma metodologia que será aplicada pra obter os resultados desejados. Seja na construção de uma ponte, prédio, metro que será utilizado por toda uma comunidade, ou no desenvolvimento de um novo produto inovador que só abrange uma pequena gama de consumidores, ou na construção de uma residência que abrigara apenas poucas pessoas, a criação de uma metodologia, de um planejamento é fundamental para se conquistar o objetivo de se projetar com qualidade e eficiência.

Fases do projeto são os conjuntos de ações que serão efetuadas para resolver um problema.

1) Necessidade

A primeira parte do se projetar é ter um objetivo que solucione uma necessidade existente, seja esta proveniente de uma insatisfação com a situação presente, redução de custos, soluções de desempenho, melhoria de um sistema, viabilidade, rentabilidade. Etc.

A identificação da necessidade é crucial para um bom projeto, para que se obtenha um resultado positivo para a sociedade ou para os envolvidos, sem que se desperdice tempo, dinheiro, mão de obra em um projeto falho por falta de identificar a real necessidade e tentar fazer algo que no final do projeto não beneficiara ninguém.

O presente trabalho terá como exemplo de necessidade uma família fictícia de três pessoas que quer adquirir um lar para que possa parar de pagar aluguel da residência que se encontra agora, logo a necessidade é necessariamente financeira em longo prazo, já que com um lugar que não paguem aluguel futuramente economizaram todos os alugueis que pagariam.

2) Definição do problema

Parte do inicio do projeto é o passo mais importante, é o planejar bem no inicio para não fazer besteira nas futuras partes do projeto, uma boa definição do problema de forma eficaz faz com que as o projeto siga uma metodologia cronológica correta de tempo, custo, e esforços necessários, sem que o projeto de voltas em tentar resolver problemas não existentes ou que não solucionem a real necessidade proposta, tendo alto grau de desperdícios.

O problema devera ser tratado individualmente de forma clara e concisa sem ser confundida a solução para que o projeto não fique preso à tendência de se pensar apenas em aperfeiçoamentos de soluções atuais.

Para esclarecer definimos o problema de acordo com o exemplo da família fictícia na qual tem a necessidade econômica em longo prazo, podemos então identificar o problema sento a construção de uma casa ou o financiamento de um imóvel a preços melhores que futuramente seria viável. Supondo que a família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com