TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Interno E Externos

Casos: Fatores Interno E Externos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH

INTERNO

O absenteísmo é a frequência e/ou a duração do tempo perdido quando os empregados não vêm ao trabalho. As causas do absenteísmo foram estudadas intensamente e chegou-se a conclusão que ele é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela motivação para o emprego, além dos fatores internos e externos ao trabalho. Muitas empresas têm investido fortemente em incentivos a presença e desestímulos a ausências ao trabalho.

Na prática, as principais causas do absenteísmo são:

 Doença efetivamente comprovada

 Doença não comprovada

 Razões diversas de caráter familiar

 Atrasos involuntários por motivo de força maior

 Faltas voluntárias por motivo pessoais

 Dificuldade e problema financeiro

 Problema de transporte

 Baixa motivação para trabalhar

 Supervisão precária da chefia

 Políticas inadequadas da organização

A rotatividade de pessoal é resultante da entrada de novos funcionários e da saída de outros. Geralmente para que cada empregado que se desliga da empresa outro é admitido. O desligamento pode ser por iniciativa do funcionário ou por iniciativa da organização. No primeiro caso o desligamento pode ocorrer por insatisfação do funcionário com a organização ou pode ocorrer pela visualização de oportunidades mais atrativas em outras empresas. Algumas organizações estão implementando incentivos para que os funcionários se demitam como é o caso do Plano de Demissão Espontânea (PDE). No segundo caso a empresa decide desligar o funcionário. Vários motivos podem contribuir para isso: necessidade de redução da força de trabalho, substituição por outro mais adequado as suas necessidades, etc.

O presenteismo e quando ocorre com muita frequência entre os profissionais. Em outras palavras, é o trabalhador que está doente, mas mesmo assim comparece ao trabalho. “Estas vítimas não faltam, mas apresentam sintomas como dores de cabeça, nas costas, irritação, alergias, entre outros”. Com isso, há a queda de produtividade e prejuízos para a empresa.

Mudanças nos requisitos da força de trabalho

As organizações vivem em um contínuo processo de mudança que afeta profundamente as pessoas que nelas trabalham. Começa a ocorre com muita frequência entre os profissionais. Em outras palavras, é o trabalhador que está doente, mas mesmo assim comparece ao trabalho. “Estas vítimas não faltam, mas apresentam sintomas como dores de cabeça, nas costas, irritação, alergias, entre outros”. Com isso, há a queda de produtividade e prejuízos para a empresa forte mudança, muitos segmentos da força de trabalho estão se tornando deficientes nas novas habilidades e competências requeridas pelo mercado. Para corrigir essa deficiência são necessários recursos da organização no dimensionamento dos processos de agregar, aplicar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com