TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de fatores motivacionais na educação escolar de estudantes de duas escolas públicas nos municípios de Itaparanga e Pombal, localizados no estado da Paraíba

Pesquisas Acadêmicas: Determinação de fatores motivacionais na educação escolar de estudantes de duas escolas públicas nos municípios de Itaparanga e Pombal, localizados no estado da Paraíba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo: Esta pesquisa será desenvolvida no sentido de identificar os fatores motivacionais na aprendizagem escolar dos alunos de duas escolas públicas nos municípios de Itaporanga e Pombal ambos situados no Estado da Paraíba. Esse estudo nos informará sobre aquilo que motiva este seleto grupo de alunos, focando-se na parte emocional e nos interesses relevantes. Para o levantamento de dados, se utilizará de um questionário que corresponda aos propósitos da pesquisa. Tal pesquisa nos proporcionará também um entendimento acerca de como os gestores de tais escolas motivam esses alunos e de quais recursos e meios são utilizados.

1. Introdução

Motivação entende-se por tudo aquilo que move uma pessoa e a põe em ação ou a faz mudar seu percurso. Nesse trabalho pretende-se abordar um tema que tem sido considerado por muito tempo um dos principais fatores do sucesso de alunos no âmbito escolar. É praticamente explicito que o estudante que possua motivações esteja fadado a alcançar aquilo que almeja.

Para Marchiori e Alencar (2009 apud NEVES; BORUCHOVITCH, 2004): afirmam que as abordagens sócio-cognitivistas da motivação têm demonstrado a existência de, pelo menos, duas orientações motivacionais: a intrínseca e a extrínseca. É relevante salientar que uma não exclui ou anula a outra e, que na verdade, geralmente se apresentam como um continuum.

Essa pesquisa será utilizada com o intuito de descobrir quais os fatores motivacionais mais fortes e mais presentes no desenvolver de alunos de escolas da rede pública. O que os motiva? Qual o grau de motivação? Essas serão algumas perguntas que esse trabalho tentará responder

O presente trabalho será composto por três partes, desde a Introdução, onde é abordada a fundamentação teórica, onde serão expostos os assuntos referentes ao tema; passando pelo Referencial Teórico, que irá conter os tópicos fundamentais para se solucionar o problema de pesquisa; a terceira parte abordará a Metodologia utilizada.

2. Referencial Teórico

2.1. O auxilio do Professor

É comum escutar nas conversas de alunos alguns problemas que ocorrem nas salas e que afetam o seu interesse no aprendizado. Muitos relatam que, por não entenderem, ou por não acharem interessante àquilo que está sendo lecionado, acabam por não se sentirem estimulados a aprender tal assunto. Outras vezes, o conteúdo é até atrativo para os estudantes, mas por ser apresentado de forma apática ou por demais usual, torna a sua captação lenta, cansativa, ou simplesmente impossível de se concretizar. (LIRA, 2013)

Por muitas vezes o aluno se espelha bastante no professor, e se o professor interage mais com o aluno e aceita a troca de ideias, terá resultados muito melhores no que diz respeito à aprendizagem, de acordo com suas ações em sala de aula o professor pode ser um grande influenciador.

2.2. As principais motivações

Segundo Marchiori e Alencar (2009), na motivação intrínseca, o aluno caracteriza-se por ser dedicado, concentrado, avaliador, atencioso, persistente no desempenho em suas atividades. É comum ver traços marcantes no indivíduo com domínio dessa motivação intrínseca, traços esse que possuem uma orientação pessoal para desenvolver tarefas desafiadoras. O aluno é muitas vezes controlado por fatores extrínsecos, como elogios, notas em trabalho, avaliação e prêmios. Ao dar um motivo a mais para o aluno ter o sucesso ou o reconhecimento social, mesmo sendo uma pressão, ele realizará a atividade, principalmente quando não encontra-se com boas notas nas disciplinas. E por mais que ele desconheça os conteúdos, procura de todas as formas entregar as atividades no prazo correto, até mesmo fazer cópias dos colegas de sala pra não perder aquela nota, que pra ele, se torna essencial. O estudante não está interessado apenas em adquirir conhecimento, mas para muitos é mais importante a sua aprovação às séries seguintes. Além disso, muito deles ingressam na escola, não pelo próprio interesse em estudar, mas para satisfazer a vontade dos pais, que muitas vezes tendem a obrigar os filhos a irem à escola. Sendo assim, o professor tenta de alguma forma despertar no aluno a vontade e a curiosidade em aprender, não sendo mais necessários os fatores mencionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com