TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos Contabeis

Monografias: Fatos Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Fatos Contábeis

Introdução

O aprendizado sobre os Fatos Contábeis geralmente é mal colocado e incompleto. O assunto tem que ser colocado após o Estudo das Contas, pois o estudante de Contabilidade só disporá de conhecimento suficiente para bem entender o conteúdo se antes aprender a efetuar todos os lançamentos que envolvem as contas. Outro fator que prejudica o ensinamento de Fatos Contábeis é a má apresentação dos Fatos Modificativos, e conseqüentemente, os Mistos. Geralmente é ensinado aos interessados no assunto que o Patrimônio Líquido só é alterado (indiretamente) por meio das contas de resultado (receitas e despesas). No mínimo um equívoco. O Patrimônio Líquido pode sofrer duas formas de alterações: Direta e Indireta. A Alteração Direta ocorre quando PL é modificado (aumentado ou reduzido) em conseqüência do aumento ou redução de suas próprias contas. No caso da Alteração Indireta, o PL é modificado (aumentado ou reduzido) em decorrência apropriação de contas de receitas e despesas. De tal forma, esperamos contribuir para um aprendizado bem colocado, completo e correto sobre o assunto.

Conceito

Fatos contábeis são ocorrências que alteram, qualitativa e/ou quantitativamente, o patrimônio.

Tipos

* Permutativos (Qualitativos ou Compensativos)

* Modificativos (Quantitativos)

* Mistos (Compostos)

Análise

Fatos Permutativos

Conceito

Conhecido também por Fatos Qualitativos ou Compensativos, são os que não alteram (nem direta, nem indiretamente) o valor do Patrimônio Líquido (alteração quantitativa), e sim, promovem permutas na composição patrimonial de uma empresa, ou seja, alterações na qualidade de seu patrimônio (alteração qualitativa).

Fatos Modificativos

Denominados também de Quantitativos, os Fatos Modificativos, como já foi dado a entender na introdução, ocorrem por meio da modificação (aumento ou redução) do Patrimônio Líquido, que pode ser provocada diretamente, com o aumento ou redução de suas próprias contas, ou indiretamente, com a apropriação de receitas e despesas. Cabe agora abordar especificamente cada alteração.

Alteração Direta do Patrimônio Líquido

Situação

Ocorre quando as contas do Patrimônio Líquido (Capital Social, Reservas, Lucros ou Prejuízos Acumulados e Ações em Tesouraria) são aumentadas ou diminuídas, e conseqüentemente, provocam o aumento ou a redução do Patrimônio Líquido (PL).

Tipos

* Aumentativos: Alteração positiva do Patrimônio Líquido por meio do aumento de suas contas normais (creditadas) ou da redução de suas contas retificadoras (creditadas).

* Diminutivos: Alteração negativa do Patrimônio Líquido por meio da redução de suas contas normais (debitadas) ou do aumento de suas contas retificadoras (debitadas).

Alteração Indireta do Patrimônio Líquido

Situação:

Ocorre quando as receitas ou as despesas são reconhecidas por meio de seus fatos geradores (auferimentos ou incorrências), e conseqüentemente, provocam, respectivamente, aumento ou redução do Patrimônio Líquido.

Tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com