TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos Contabeis

Trabalho Universitário: Fatos Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 3

FATOS CONTÁBEIS

Fatos permutativos são os que não modificam no valor do patrimônio Líquido (PL) ou situação líquida (SL), mas podem provocar alterações na composição dos demais elementos patrimoniais. Fatos modificativos são os que provocam alterações no valor do patrimônio Líquido (PL) ou situação líquida (SL). Podem ser aumentativos (quando provocam acréscimos no valor do patrimônio líquido) ou diminutivos (quando provocam reduções no valor do patrimônio líquido). Fatos mistos, também chamados compostos, são os que combinam as duas características dos fatos anteriores. Deste modo, podem ser aumentativos (combinam fatos permutativos com fatos modificativos aumentativos), ou diminutivos (combinam fatos permutativos com fatos modificativos diminutivos).

FATOS PERMUTATIVOS OU COMPENSATIVOS

Fatos permutativos ou compensativos são os que trazem variações sem alterar a situação líquida do patrimônio.

Assim, podemos considerar permutativo todo e qualquer fato que provoque troca entre os elementos do patrimônio, tais como: bens por bens, bens por obrigações, direitos por bens, etc.

Exemplos:

Compra de mercadorias a vista (bens por bens)

Compra de mercadorias a prazo (bens por obrigações)

Recebimento de uma duplicata (direitos por bens).

FATOS MODIFICATIVOS

Fatos modificativos são os que produzem alterações na situação líquida do patrimônio, como o próprio nome já diz diminuindo ou aumentando valor do patrimônio líquido.

Exemplos:

Receitas de aluguel - fato modificativo aumentativo

Receitas de juros - fato modificativo aumentativo

Despesas de salários - fato modificativo diminutivo

Despesas financeiras - fato modificativo diminutivo

FATOS MISTOS OU COMPOSTOS

Fatos mistos são os que conjugam a permutação ou compensação de valores com modificação na situação líquida do patrimônio.

Na realidade, só existem duas espécies de fatos: os permutativos e os modificativos, porquanto os mistos ou compostos podem ser desdobrados nos dois antecedentes.

Como exemplo de permutação aumentativa de ativo (aumento de situação líquida positiva do patrimônio) temos a venda de mercadorias com lucro, que, como já tivemos ocasião de dizer, é a principal fonte de renda da empresa comercial, pois o objetivo de sua atividade é o lucro com a venda de mercadorias.

Exemplo:

Venda de mercadorias com lucro

O que são origens de recursos?

São de onde vêm os recursos aplicados na empresa e que constam do balanço patrimonial.

Os financiamentos estão representados pelas origens de recursos que vão além de dinheiro ou disponibilidade, é um conceito mais amplo que representa capital circulante liquido.

Sendo as mais comuns das próprias operações quando as receitas do exercício são maiores que as despesas, resultam lucro líquido apenas nas operações regulares da empresa, também temos a capital dos acionistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com