TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazer Universidade: Uma Proposta Metodológica.

Trabalho Escolar: Fazer Universidade: Uma Proposta Metodológica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.804 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO: LUCKESI, Cipriano [et. alli] "Universidade. Criação e produção de conhecimento" IN.: Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 12ª Edição

Sao Paulo: Editora Cortez, 2001.

Universidade- Criação e produção de conhecimento

- A introdução fala do sistema educacional, cultura e historia, onde o homem se contitui. (p.30)

1. A universidade através da historia

1.1 Algumas lições da historia geral da universidade

- Na antiguidade clássica, o Ocidente, principalmente na Grécia e em Roma, já dispunha de escolas de auto nível, tinha-se uma comunidade de discípulos gravitando em torno de um mestre de cabeça de escola.

- Através de um esforço da igreja católica, nasceu a universidade.

- Surgem grandes pensadores, se organizam em doutrinas e criam suas escolas de pensamento.

- Idade moderna e inaugurada pelos movimentos da Renascença e da reforma e contra-reforma.

- O Cardeal Newman (fundador da Universidade de Dublin, Irlanda), sonha com uma universidade que seu ensinamento seja do saber universal.(p.33)

1.2 A universidade no Brasil

- Portugal não permitia a criação de uma universidade no Brasil, então ate 1808 cerca de 2.500 brasileiros foram diplomados na Europa.

- Em 1930 acontece o ajuntamento de três ou mais faculdades, chamando assim uma universidade. Sendo fundada então a Universidade de Minas Gerais (reorganizada em 1933) e a Universidade de Sao Paulo.

- Em 1935, Anísio Teixeira queria uma universidade brasileira com centro de debates livres de ideias, mas com a chegada da ditadura e a implantação do Estado Novo, seu sonho não se realiza.

- Renasce a ideia de Anísio Teixeira, com a expressão da vontade das intelectuais do pais: Darcy Ribeiro. Elaboram o projeto, convencem os governantes e fundam a Universidade de Brasilia. A esperança de uma universidade brasileira, nascida a partir de uma reflexão nacional, com os problemas nacionais, mas em 1964, as forças contrarias a renovação das ideias impedem despoticamente o desenvolvimento.(p.39)

2. A universidade que não queremos

- Uma universidade sem pesquisa, não pode ser chamada de universidade. As aulas sao feitas por falações dos professores e audição dos alunos.

- O professor e bom quando trás um enorme numero de informações para os alunos, que sao bons quando em suas provas repete fielmente o que o professor lhe ensinou.

- Uma universidade desvinculada, ensinando coisas a partir da sua historia, espaço geográfico… E sim, que não importe aonde a universidade esteja localizada, França, Estados Unidos, mas que os conteúdos sejam os mesmos.

- Um professor que chegue na sala de aula com todas as matérias prontas, sem ter como o aluno discutir em sala, sem pode da alguma argumentação, apenas aquela que foi dita pelo seu mestre.(p.40)

3. A universidade que queremos

- Seja constituída por pessoas adultas que sejam capazes de refletir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com