TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faça Uma Resenha Sobre A Herança Da Ditadura E Suas Implicações Para O Debate Dos Direitos Humanos.

Artigo: Faça Uma Resenha Sobre A Herança Da Ditadura E Suas Implicações Para O Debate Dos Direitos Humanos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 2

O período da ditadura militar no Brasil foi marcado pela intensa repressão, onde os direitos da população não eram respeitados, onde as forças de segurança agiam de acordo com os interesses do governo, mesmo que fosse necessário chegar ao ponto de derramar sangue para que os objetivos dos militares fossem atingidos.

Direitos como a liberdade de expressão, o direito de ir e vir e outros só foram conquistados por lei após a promulgação da Constituição Federal de 1988, onde tais direitos passaram a ter previsão legal no artigo 5º da referida Carta Magna.

A atuação policial nos dias atuais ainda enfrenta dificuldades de obter credibilidade diante da população justamente por possuir resquícios históricos da ditadura que acabou em meados dos anos 80. Há sempre uma grande expectativa por parte da população quando um policial realiza, por exemplo, uma abordagem, permanecendo o cidadão que observa a ação policial atônito e com olhar desconfiado no tocante à conduta do policial no momento da ação, criando-se sempre a expectativa da truculência por parte do agente da lei.

Mesmo após 1988, com a criação da constituição, ainda tivemos e temos policiais que extrapolam os limites da lei, através de desvios de conduta, agindo arbitrariamente na prática de violência contra o preso que está sob sua custódia. Tais desvios de conduta somente podem ser eliminados da imagem da polícia quando houver uma sintonia dos agentes da lei em prol da busca do conhecimento técnico no que se diz respeito à aplicação dos direitos humanos, fato que começa a ser observado nas instituições policiais através das grades curriculares que incluem tais necessidades em seu contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com