TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Federalismo

Resenha: Federalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

política, através da promulgação da referida Constituição.

A República Federativa do Brasil é composta pela União, Estados membros, os municípios e o Distrito Federal* (importante: o distrito Federal não é tida pelo constituição de 1988 como capital do Estado brasileiro, a capital brasileira é Brasília)

A Constituição de 1988, em seu artigo primeiro, dispõe que a República Federativa é formada pela união insolúvel dos Estados e Municípios e do distrito Federal e, conforme complementação trazida por seu artigo dezoito, a organização político-administrativa compreende a União, Estado, Distrito Federal e os Municípios, todos dotados de autonomia conforme dispõe a Magna Carta.

Assim, o federalismo brasileiro possui três diferentes níveis (União, Estados-Membros e Município), fazendo com que os entes locais possuam uma maior possibilidade de se organizar e, se essa organização tiver uma maior proximidade com o povo, se fará com que os mesmos possuam parcelas de soberania.

Deve se ressaltar a importância do princípio da dissociabilidade que na verdade conforme capítulo 02 do Plano Livro Texto indicado como suporte teórico para a elaboração desta parte da atividade fundamenta todos os princípios do federalismo no país.

podemos relacionar o federalismo brasileiro como um sistema dual, pois as competências e poderes estão muito claros em relação a União e também quanto aos Estados.

A globalização possibilitou que grupos econômicos poderosos com o faturamento muito das vezes maior do que o PIB de muitas nações e que por isso o domínio e a liberdade dos país neste cenário passou a ser visto politicamente e economicamente se falando.

Mudanças em relação a autonomia do países estão sendo consideradas pelo novo poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com