TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômeno religioso evangélico brasileiro

Por:   •  28/5/2015  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

No estudo do Neopentecostalismo e do messianismo, é possível encontrar ligações entre ambos os movimentos.

O messianismo brasileiro é chamado “rústico”, porque é caracteristicamente rural com povo muito simples, com pouca instrução e poucos bens materiais, e tem estado presente no Brasil desde período colonial a primeira metade do século XX. O Neopentecostalismo, também denominado pseudopentecostalismo, seu inicio foi nas décadas de 1970 e 1980.

Tal movimento promete um paraíso terreno sem dor ou sofrimento e repleto de diversas espécies de riquezas.

O objetivo deste antigo, portanto, é propiciar uma concepção comparativa do messianismo com o neopentecostalismo, nas suas semelhanças, mas, talvez, uma competição ou continuação, uma vez que, por causa do uso das emissoras de televisão e do radio, o pseudopentecostalismo. Alcança lugares onde o messianismo antes começou.

Breves considerações do messianismo no Brasil: O messianismo e fenômeno religioso popular que recebeu seu nome da tradição judaica – cristã. Deriva do termo “Messias” que em hebraico, quer dizer “ungido”.

Como todo movimento religioso brasileiro, excetuando-se a crença indígena, também neopencostalismo brasileiro foi, virtualmente importado.

E é chamado o evangelho da prosperidade, nascidos nos estados unidos, no inicio do século XX.

Ao Brasil o neopentecostalismo chegou na década de 1950, por meio de missionários da igreja do evangelho quadrangular.

Igrejas de cura divina se deram em três momentos: primeiramente na década de 1910- inspirada dos movimentos pentecostais ocorridos nos EUA – Congregação cristã em 1910 e Assembléia de Deus em 1911.

Num segundo momento nos anos 50 o inicio dos anos 60 com a igreja do evangelho quadrangular em 1951. O Brasil para Cristo em 1955 de Manoel de Melo, que morreu em 90, e Deus e Amor em 1962 de Davi Miranda cunhado de Manoel de Melo. Finalmente em 1977 surgiu a Igreja Universal do Reino de Deus de Edir Macedo, Igreja da Graça em 1980, com R.R Soares, cunhado de Edir Macedo e nas décadas 70 e 80 as comunidades evangélicas, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo e outras inúmeras com lideranças independentes.

Com a chegada dos primeiro pentecostais ao Brasil, até meados do século XX, a segunda onda, nos anos 1950 e 1960 marcado pela popularização da Fé pentecostal, pelo atrativo da cura divina; a terceira onda, iniciada nos anos 1970, que especifica o neopentecostalismo.

Assembléia de Deus (representante do pentencostalismo clássico) e a Igreja Universal do Reino de Deus (representante do neopentecostalismo) como partem de um mesmo movimento: “se o pseudo-pentecostalismo não é pentencostalismo, nem tampouco, evangelicalismo, também não é protestantismo”, daí a sugestão do autor de tratar o movimento como seitas pracristãs.

A teologia da prosperidade é uma formulação doutrinaria moderna, surgida no pentecostalismo americano. Na verdade, acredita-se que se herda tal prerrogativa no momento que se recebe o perdão dos pecados na conversão, isto é a remissão dos pecados na morte vicária e sacrificial de Jesus Cristo. Dessa forma, estatui que Deus está comprometido e obrigado a conceder todo tipo de pedido feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com