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Fernando Coelho

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Por:   •  21/9/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

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Transcrição do(s) parágrafo(s) ou trecho(s) que eu avalio apresentar o(s) argumento(s) chave do texto e que mais chamaram a minha atenção durante a leitura.

• “É ponto pacífico que em qualquer tipo de sociedade são as gerações novas que garantem a continuidade existencial dos grupos humanos e de sua herança social.”

• “Na primeira alternativa, o papel criador da juventude consiste, especialmente, em sua capacidade de adquirir e de aplicar corretamente a herança social recebida das gerações dominantes”. “Na segunda, a esse papel criador é preciso agregar-se outra capacidade: de usar adequadamente o pensamento inventivo para resolver problemas recentes, nascidos da própria alteração contínua da ordem social, econômica e política da sociedade.”

• “A sociedade brasileira do passado tendia para a primeira alternativa: a juventude tinha especial significação como elo dinâmico que garantia a preservação de formas estáveis de vida social, descobertas pelas gerações anteriores e incorporadas à herança social.”

• “A sociedade brasileira do presente tende para a segunda alternativa: a juventude precisa adquirir domínio sobre a herança social para aplicá-la convenientemente às condições de vida que não se alteram ou possuem certa estabilidade mais uma capacidade definida para lidar com ocorrências novas, que irão emergir com intensidade crescente à medida que as nossas comunidades humanas conseguirem assimilar os padrões da civilização moderna.”

• “O que manter ou preservar da nossa herança social, para não pagarmos pelo progresso um preço demasiado oneroso, que torne a própria mudança destrutiva? Onde e por que inovar, para criar no

Brasil condições materiais e morais propícias ao desenvolvimento autônomo da civilização moderna?”

• “A juventude brasileira recebe, como ponto de partida, uma herança social que foi construída para uma sociedade relativamente estável, mas numa situação histórico-social altamente instável e na qual precisam ser tomadas decisões de enorme alcance, por estarem em jogo opções profundas, a respeito dos valores que devem organizar socialmente a nossa vida no futuro.”

• “Os acontecimentos históricos, relacionados com a transformação da sociedade brasileira durante a última metade deste século, colocam a juventude no âmago da grande revolução social, que se está processando desde a degradação do regime escravocrata e senhorial.”

• “Os mais velhos, por falta das experiências que só se produzem onde a colaboração entre as gerações é extensa, impessoal e sistemática, tendem a reagir aos jovens como se fossem postos em causa num pelourinho e como se toda manifestação de inconformismo fosse, em si mesma, negativa e detestável.”

• “ A juventude brasileira tem que ser inconformista e em alguns pontos o seu inconformismo deverá ser extremamente radical,para responder às novas exigências da situação.”

• “As gerações mais velhas tem de fazer esforços intensos, amplos e repetidos para compreender a cena histórica, elaborando assim uma visão aprofundada e realista das mudanças que são essenciais e de suas repercussões na alteração de nossa concepção da vida, do homem e da posição dos jovens na reconstrução da herança social.”

• “Nem no lar, nem nas escolas, nem em outros grupos sociais institucionalizados procuramos, deliberadamente, despertar nos imaturos e nos jovens as qualidades que são requeridas nas presentes circunstâncias. Eles estão adquirindo essas qualidades episódica e deformadamente, ao sabor das pressões das ocorrências e de experiências mal sucedidas.”

• “A juventude deixa de ser convenientemente preparada para as condições existentes de vida e o fator humano é mobilizado de forma desordenada nos processos de transformação social que afetam a sociedade brasileira, regionalmente ou em conjunto.”

• “Nenhum Povo chega a ser dono de seu destino, enquanto não se torna capaz de mobilizar o fator humano dentro das exigências e segundo as possibilidades limites do padrão de civilização de que compartilha: e nenhum Povo chega a fazer isso, trate-se de uma sociedade primitiva, de uma sociedade de castas, de uma sociedade feudal, de uma sociedade de classes ou de uma sociedade planificada, enquanto a juventude não é literalmente preparada para defrontar-se com eficácia com os problemas do ambiente.”

• “Todos vocês acabarão, mais cedo ou mais tarde, por viver experiências que irão conduzir seus pensamentos para o fulcro de nossa discussão.”

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