TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas De Controle

Exames: Ferramentas De Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  4.693 Palavras (19 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 19

PESQUISA SOBRE INSTRUMENTOS DE CONTROLE DO DESEMPENHO

Auditoria

Consiste em um exame pericial, sistemático e independente que tem como objetivo avaliar a eficiência e eficácia dos vários sistemas de uma organização. É uma ferramenta para controle e avaliação de processos com base crítica para tomada de decisões estratégicas e operacionais. As Auditorias avaliam: a eficiência de processos produtivos, qualidade de produtos e serviços, desenvolvimento dos recursos humanos, confiabilidade das informações financeiras, eficácia do esforço promocional, desempenho socioambiental, etc.

• Auditoria INTERNA - É realizada pela própria empresa pode ser temporário ou integral, avalia a funcionalidade e a eficácia dos sistemas de controle interno, bem para contribuir com seu aperfeiçoamento, verifica se as normas internas estão sendo seguidas e se existe necessidade de melhoramentos, garante que os ativos organizacionais estejam sendo utilizados adequadamente e protegidos de qualquer uso indevido, garante a confiabilidade e a segurança dos registros financeiros de forma que os demonstrativos possam ser preparados de maneira eficaz e ágil.

Contribuem para o controle das atividades em operação.

• Auditoria EXTERNA – É realizada por auditores externos, contratados para este fim. Mais

isentos e menos conflitos de interesses. Auditores independentes, não funcionários da organização, com menos conflitos de interesse, maior grau de confiabilidade para os stakeholders.

Foco no resultado.

Vantagens: A vantagem

da realização da auditoria interna pode ser descrita por dois pontos: o primeiro é a

facilidade que o auditor encontra em obter os dados necessários para a realização

da auditoria, e o segundo é que a empresa passa a ter um controle permanente dos

atos da administração.

Desvantagens: Laços de amizade que o auditor interno estabelece com os demais funcionários, podendo gerar afrouxamento dos controles e do rigor dos exames. A rotina do trabalho pode fazer com que o auditor examine somente o que lhe apresentarem, deixando de levantar e examinar os controles em geral.

Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional, que procura alinhar a estratégia e as atividades operacionais de forma a garantir que objetivos sejam alcançados, e existem algumas medidas de desempenho que deverão ser controladas pela organização que são: desempenho financeiro, relacionamento com clientes, processos internos e capacidade de aprendizado e crescimento.

Atualmente, o Balanced Scorecard é uma das ferramentas gerenciais mais utilizadas em todo o mundo para controlar o desempenho organizacional. Uma pesquisa conduzida pela empresa de consultoria Bain revelou que 50% das maiores empresas Norte-Americanas e Européias [sic] adotam o BSC como sistema de controle do desempenho. No Brasil, a Petrobras, a Siemens Brasil, o Banco do Brasil, a Aracruz Celulose e o Unibanco (...) são alguns exemplos de empresas que também utilizam o BSC para controlar o desempenho de suas atividades.

Os fatores críticos de sucesso avaliados são quatro:

• Financeiro – impacto das atividades em seu desempenho financeiro;

• Clientes – percepção da organização pelos clientes;

• Processos internos – processos operacionais críticos;

• Aprendizado e crescimento – inovação e crescimento da organização de maneira sustentável através de recursos e capital humano.

Tais fatores representam as perspectivas da empresa. As estratégias organizacionais são alinhadas com as atividades operacionais, objetivando o alcance dos objetivos estabelecidos. "O BSC traduz a estratégia em um conjunto de objetivos específicos e medidas de desempenho que podem ser quantificadas e avaliadas." (SOBRAL E PECI, 2008:245)

Cavalheiro, Marconatto e Amaral (2006:15)

Oliveira, Prado e Silva (2005) incluem o BSC na função controle, pois uma de suas definições esclarece que este "define o que os administradores querem dizer quando falam em desempenho e confere se a administração está obtendo os resultados desejados." (OLIVEIRA, PRADO E SILVA, 2005:92. Grifo dos autores) Os usos mais comuns da ferramenta incluem cinco:

• Esclarecer ou atualizar uma estratégia empresarial;

• Associar objetivos estratégicos a alvo de longo prazo e orçamentos anuais;

• Acompanhar os elementos-chave da estratégia empresarial;

• Incorporar os objetivos estratégicos ao processo de destinação de recursos;

• Facilitar mudanças na organização;

• Comparar o desempenho de unidades de negócio geograficamente diversas;

• Aumentar a compreensão da visão e da estratégia corporativa em toda a empresa.

O controle das atividades organizacionais é facilitado com a metodologia do Balanced Scorecard pelo encadeamento lógico da estratégia da empresa em detalhado pelos níveis hierárquicos. Nesse sentido, visão e estratégia são convertidos em atividades e objetivos específicos, revelando a importância de cada operação aos colaboradores. O uso da ferramenta tem aumentado entre as empresas do mundo.( Sobral e Peci 2008:246).

Vantagens: oferecer uma perspectiva integrada e holística sobre a empresa ou organização (articulação entre perspectiva financeira, cliente, processos internos, aprendizagem e crescimento), de forma simples, concisa e sem redundâncias, através de conceitos fundamentais como a missão, visão, valores, indicadores de desempenho ou key performance indicators KPI. As diversas perspectivas permitem obter um panorama temporal da organização, o que facilita a gestão da mudança: passado - perspectiva financeira, presente – perspectivas de cliente e de processos internos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com