TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerencial como ferramenta de planejamento, avaliação, decisões de controle de etomada

Monografia: Contabilidade gerencial como ferramenta de planejamento, avaliação, decisões de controle de etomada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Monografia  •  2.406 Palavras (10 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 4

1.1. CONTEXTUALIZAÇÃO ........................................................................ 4

1.2. PROBLEMA DE PESQUISA ................................................................. 4

1.3. JUSTIFICATIVA .................................................................................... 5

2. OBJETIVO ....................................................................................................... 6

2.1. OBJETIVO GERAL ............................................................................... 6

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO ..................................................................... 6

3. REFERENCIAL TEÓRICO .............................................................................. 6

3.1. CONTABILIDADE ................................................................................. 6

3.2. CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL, O QUE É? COMO UTILIZÁ-LA? .............................................................................7

3.2.1. DENTRE AS UTILIZAÇÕES DA CONTABILIDADE PARA FINS GERENCIAIS DESTACAN-SE, ENTRE OUTROS ......................... 8

3.2.2. CONDIÇÕES .................................................................................. 8

3.3. O REGIME DA COMPETENCIA CONTABIL ....................................... 9

3.4. CARACTERÍSTICAS DO CONTADOR GERENCIAL ........................ 10

3.5. ATIVIDADES ESPECÍFICAS DA CONTABILIDADE .......................... 11

4. METODOLOGIA DA PESQUISA .................................................................. 11

REFERENCIAS .................................................................................................. 12

1. INTRODUÇÃO

1.1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. Em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.

É preciso sempre analisar e identificar os resultados da empresa junto com as habilidades e conhecimentos dos colaboradores e principalmente suas potencialidades, para traçar metas e direcionar a função.

A empresa tem que ter um profissional para contabilizar o seu empreendimento,visando mostrar o melhor caminho para os negócios com informações corretas, dando apoio necessário para que os seus gestores possam direcionar adequadamente as tarefas que lhe são confiadas.

A gestão é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal delas.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;

Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;

Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;

Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;

Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

1.2. PROBLEMA DE PESQUISA

A Contabilidade Gerencial como instrumento de planejamento, avaliação, controle etomada de decisão, produz informações úteis e necessárias para os gestores permitindo que estes tenham uma base confiável para a gestão. É ela que fornece os indicadores que servem de base nas decisões tomadas.

Muito usada nas empresas de grande porte, a Contabilidade Gerencial vem mostrando que se faz necessária em qualquer tipo de organização, seja de pequeno, médio ou grande porte. A gestão de uma empresa exige bases sólidas para a tomada de decisão, e não simplesmente ações intuitivas que vêm da cultura da empresa. São essas bases sólidas, fornecidas pela Contabilidade Gerencial, que fazem com que a empresa se destaque diante da competitividade no mundo dos negócios.

Grande parte das micro e pequenas empresas não contam com um sistema de gestão eficaz, o que quase sempre as leva a mortalidade logo nos primeiros anos de vida. Muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de assessoria por parte de seus Contadores, os pequenos empresários deixam de se beneficiar das informações geradas pela Contabilidade que podem ser de grande utilidade na gestão do negócio. Passam a tomar decisões baseadas apenas na experiência que acreditam ter e na maioria das vezes os resultados ficam aquém do esperado.

A empresa Agropecuária Agroverde, objeto da pesquisa, não se utiliza das técnicas e informações gerencias fornecidas pela Contabilidade, encontrando dificuldades de controles e geração de informações para o seu gerenciamento. E sabendo da importância desses indicadores, surge uma grande preocupação em possuir as informações úteis para gerenciar as atividades diárias.

Neste contexto, questiona-se: Qual a contribuição (o quanto) da aplicação das técnicas da Contabilidade Gerencial na geração de informações aos gestores das empresas?

1.3. JUSTIFICATIVA

Diante do mundo globalizado e da competitividade, é imprescindível que as empresas estejam preparadas para enfrentar mudanças e garantir sua sobrevivência. A Contabilidade Gerencial vem com o objetivo de fornecer as informações necessárias para a empresa encarar essas mudanças com segurança e confiabilidade.

O presente estudo proporciona à empresa objeto desta pesquisa, o embasamento para o planejamento, avaliação, controle e tomada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com