TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibras E CArtilagens

Trabalho Escolar: Fibras E CArtilagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 6

Curso de Educaçao Fisica - Polo de Siqueira Campos

Considerando o que foi abordado na seção 2 sobre “Tecido Conjuntivo de Propriedades Especiais”, elabore uma tabela com os tipos de cartilagem e de tecido ósseo que podemos encontrar no ser humano, descrevendo as principais características histológicas, os tipos de células, as funções desempenhadas e os locais onde podemos encontrar cada tipo de tecido citado.

Tipos de Cartilagem

Constituição Caracteristicas Localização

Cartilagem Hialina Fibrilas de colágeno tipo II associadas a proteoglicanos e a glicoproteínas (condronectina).

Nutrição, oxigenação, além de ser fonte de novas células cartilaginosas . Nariz , traquéia , brônquios , articulações e extremidades anteriores das costelas .

Cartilagem Elastica Fibrilas de colágeno tipo II, e uma imensa rede de fibras elásticas finas, contínuas com as do pericôndrio. Predominância de fibras elásticas na matriz.

- Possui pericôndrio e também cresce

Principalmente por aposição.

- Menos sujeita a processos degenerativos;

- Menor nº de grupos isógenos coronários

Pavilhão auricular (orelha), nas tubas auditivas e na epiglote .

Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem

Fibras colágenas tipo I, que seguem irregularmente entre os condrócitos ou em arranjos paralelos ao longo dos condrócitos.

Cartilagem sem pericôndrio, com condrócitos formando

grupos isógenos axiais envoltos por pouca matriz cartilaginosa com muitas

fibras colágenas tipo I.

• Condrócitos: apresentação isolados Discos intervertebrais

Na sínfise pubiana, Nos meniscos da articulação do joelho, no disco articular da articulação temporomandibular (ATM) e em locais de ligações de tendões e ligamentos a ossos.

Tecido Ósseo Tipo de Celulas Função Onde é encontrado

Classificação :

Primário e

Secundário

Osteoblastos

Osteócitos

Osteoclastos Sustentar o corpo; permitir a realização de movimentos; proteger certos órgãos e realizar a produção de elementos celulares do sangue, além de ser calcificado

Em todo o corpo

Fibras e Cartilagens

No corpo humano, podemos encontrar três tipos de cartilagen:cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem.

A cartilagem hialina é a mais abundante do corpo, podendo ser encontrada no nariz, na traquéia formando os anéis em C, nos brônquios e nas extremidades anteriores das costelas.

A superfície lisa e a sua capacidade de resistir às forças de compressão e tensão são essenciais para o bom funcionamento dessas articulações. Sua matriz é rica em fibras colágenas do tipo II e a substância fundamental amorfa contém agrecanos e condronectina, esta última corresponde a uma glicoproteína de adesão que possibilita a associação das células com os componentes fibrosos e amorfos da matriz.

A cartilagem elástica presente no pavilhão auricular (orelha), nas tubas auditivas e na epiglote, apresenta riqueza de fibras elásticas na matriz extracelular e na camada fibrosa do pericôndrio, conferindo-lhe flexibilidade. Contrastando com a cartilagem hialina, apresenta condrócitos maiores e matriz interterritorial reduzida.

A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem, situada nos discos intervertebrais, na sínfise pubiana, nos meniscos da articulação do joelho, no disco articular da articulação temporomandibular (ATM) e em locais de ligações de tendões e ligamentos a ossos, possui abundância de fibras colágenas do tipo I e é considerada o tipo de cartilagem mais peculiar. Apresenta pouca substância fundamental amorfa, ausência de pericôndrio e formam grupos isógenos paralelos às forças de tração a que são submetidas.

O tecido ósseo é outro tipo de tecido conjuntivo de propriedade especial, composto por vários tipos de células e substância fundamental amorfa calcificada, característica esta que faz deste tecido um dos mais resistentes do corpo humano.

Você já estudou na Anatomia, que os ossos podem apresentar cavidades sendo denominado esponjoso ou exibir aparência muito densa, como no caso do osso compacto. Os ossos esponjosos abrigam a medula óssea vermelha ou hematógena em suas cavidades e normalmente apresentam um revestimento interno, o endósteo, composto principalmente por células osteogênicas e osteoblastos

os ossos podem apresentar cavidades sendo denominado esponjoso ou exibir aparência muito densa, como no caso do osso compacto. Os ossos esponjosos abrigam a medula óssea vermelha ou hematógena em suas cavidades e normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com