TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Aluno Luiz Cláudio da Silva Rios

Professora Tânia Maria

Disciplina Metodologia da Pesquisa científica

Referência bibliográfica:

Campos, Hélio José Bastos Carneiro de. Metodologia da Pesquisa Científica logo. In: ______. (Org). sistematização do Trabalho Científico, Técnicas de Pesquisa. Licenciatura em Educação Física. Salvador: UNEB/ GEAD, 2010. 2º Ed. P. 36-47

Resumo:

A pesquisa é um trabalho científico que para fazê-la precisa-se de um tema/ problema. O pesquisador é instigado pelo problema de pesquisa que procura compreendê-lo e encontrar soluções.

As fases do trabalho científico norteará o pesquisador em todas as etapas da pesquisa. Para escolher o tema e formular o problema se faz necessário a leitura considerável de livros com fichamentos para organização de conteúdos, citações e títulos.

Resumir livros, artigos científicos, participar de seminário, congresso e aulas, redigir pequenos textos são úteis no processo de construção de uma pesquisa. Os resumos exprimem traços gerais de uma grande obra, livros, monografias, dissertação e teses. A resenha é uma avaliação de caráter técnico de uma pesquisa científica que tem o objetivo de descrever e compreender certos números de fatos.

Considera-se a resenha como uma comunicação técnica e científica que facilita o trabalho do pesquisador, porque traz em suas abordagens informações fundamentais a respeito da obra e uma concisa avaliação. São estas as partes fundamentais de uma resenha: Identificação da obra (título, autor editora e total de páginas). Credenciais do autor ( formação, autoridade no campo científico, quem e onde se realizou o estudo). Conteúdo ( ideias principais e detalhes importantes). Crítica (modelo teórico, método utilizado, determinação histórica, contribuições importantes, considerações éticas).

A resenha tem a finalidade de informar ao leitor com clareza, objetividade o assunto abordado no livro, pondo em evidência a contribuição do autor e as abordagens, conhecimentos, conceitos, técnicas, métodos e teorias. A resenha apresenta uma síntese da obra.

O termo monografia é um tipo especial de trabalho científico e sua abordagem se resume a apenas um assunto, um problema, um tratamento especificado. Aste Vera (1976, p.163) define monografia como o tratamento por escrito de um tema específico e pode ter poucas páginas ou ter a dimensão de um livro.

Existe diferença entre monografia e periódico. O periódico é publicado em intervalos regulares e seu conteúdo muda de um número para outro e possui vários artigos com temas e assuntos diferentes. Para a NBR 6023 de 2000 a monografia em sua totalidade inclui livros, folhetos, trabalhos acadêmicos, manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário e pode ter os seguintes números de páginas: Simples trabalho acadêmico na graduação (TCC) 30 páginas. Pós-graduação 50 páginas. Mestrado e doutorado de 150 a 200 páginas.

A monografia apresenta as características seguintes: trabalho escrito, sistemático e completo, estudo exaustivo, tratamento em profundidade, metodologia científica, importante contribuição para a ciência.

Uma monografia tem como finalidade: descobrir e redescobrir a verdade, esclarecer fatos ou teorias, enriquecer as noções científicas, ordenar e hierarquizar conhecimento e experiência, comunicar as descobertas.

A estrutura de uma monografia é formada de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Os elementos pré-textuais devem seguir as recomendações e padronização da ABNT. Ser organizados de maneira que facilite o manuseio, a leitura e a compreensão, e os parâmetros redacionais que identifiquem como sendo uma produção científica. Uma monografia apresenta os seguintes elementos pré-textuais: Capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, folha dedicatória, folha de agradecimento, epígrafe, resumo na língua vernácula, abstract, sumário e listas.

A capa é elemento obrigatório, pois protege o trabalho. A folha de rosto contém os dados necessários à identificação do trabalho e deve constar: nome do autor, título principal do trabalho, subtítulo se houver, finalidade do trabalho, nome do orientador, cidade e ano. Ficha catalográfica descreve o trabalho acadêmico quanto aos aspectos físicos e temáticos e deve ser impressa na parte inferior do verso da folha de rosto de acordo com o que determina o Código de catalogação anglo-americana (AACR). Folha de aprovação deve possuir os seguintes elementos: título, autor, professor orientador, membros da banca examinadora, local e data. Folha de dedicatória é opcional e contém uma menção, uma homenagem do autor para uma pessoa especial que normalmente ajudou o autor na produção do trabalho. Folha de agradecimento é opcional e contém agradecimento as pessoas e instituições que ajudaram na realização do trabalho. Na folha a palavra agradecimento deve constar e está centralizada em maiúsculo e em negrito. Epígrafe é uma folha opcional e o autor pode apresentar citações, seguida de indicação de autoria. Resumo na língua vernácula representa o trabalho de forma concisa e seletiva e destaca os elementos de maior importância. O resumo condensa conteúdo, expõe finalidade, a metodologia os resultados e as conclusões. O resumo não deve ser superior a 500 palavras e deve ser apresentado em parágrafo único. Abstract É o resumo do trabalho traduzido para um idioma de divulgação internacional ( Inglês= abstract/ Espanhol = Resumé). Sumário numera as principais divisões, seções e outras partes do documento e dar uma visão de conjunto dos assuntos tratados e facilitando sua localização. Listas relacionam conjuntos de itens empregados no texto, facilidade a localização.

Os elementos textuais representam o corpo do trabalho e deve possui redação com rigor e forma metodológica. Suas partes tem que manter intima relação e coerência de raciocínio. Os elementos textuais de uma monografia tem a seguinte divisão:

Introdução, corpo do trabalho, fundamentação teórica, metodologia, apresentação e discussão dos resultados e conclusão.

A introdução expõe ao leitor o problema, a justificativa e a estratégia da pesquisa de maneira objetiva e informando os seus principais itens, partes argumentos, tendências, delimitação, abrangência e as contribuições esperadas. È o ponto que deve anunciar o tema, motivar, prender a atenção e fornecer as ideias diretrizes.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com