TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: A Igreja, O Tomismo E O Serviço Social

Trabalho Universitário: Fichamento: A Igreja, O Tomismo E O Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  2.173 Visualizações

Página 1 de 12

Capítulo I

• Quais foram as posições assumidas pela Igreja no fim do século XIX e durante o século XX?

“[...] Esta via a época como de grande crise, de decadência da moral e dos bons costumes cristãos. [...] ela intervém na situação que é de desordem e que impede as pessoas de cumprir sua tarefa de dar glória a Deus, dadas às condições em que viviam.” (AGUIAR: 1998, p. 17)

“Contrapondo ao socialismo, o Papa afirma que o que deve existir é a concordância das classes e não a luta entre elas. Diz Sua Santidade: ‘O princípio primeiro a pôr em evidência, é que o homem deve aceitar com paciência a sua condição: é impossível que na sociedade civil todos sejam elevados ao mesmo nível’, [...].” (AGUIAR: 1998, p. 18)

“Restauração dos costumes, reforma social, estas ideias serão bandeiras dos cristãos nessa época e também tema da Encíclica de Pio XI, quarenta anos após a Rerum Novarum, isto é, em 1931. [...].” (AGUIAR: 1998, p. 18)

“Respondendo aos apelos dos diferentes pontífices, os católicos, através de determinados grupos e, de início muito mais na Europa, organizam-se para uma luta contra a situação operária, procurando através de sua ação reconstruir a sociedade. Trata-se de reconstruir, pois as bases fundamentais da sociedade não eram questionadas, hajam vista todas as diretrizes de obediência à autoridade e todas as afirmações referentes à harmonia entre as classes.” (AGUIAR: 1998, p. 19)

A visão e o objetivo da Igreja Católica naquela época eram claros; eles usariam as ações de como forma de apaziguar a questão social, mas acima de tudo, como forma de “recristianizar” a sociedade, pois, segundo a Igreja, os valores morais dos seres humanos haviam se perdido ao longo da evolução da sociedade. Essa renovação da sociedade, no entanto, não tinha nenhuma intenção de questionar o sistema vigente, e deixou isso bem claro, pregando inclusive que os trabalhadores deveriam compreender e se conformar com a situação imposta a eles.

• Quais foram as posições assumidas pela Igreja no Brasil?

“Constatamos nos documentos papais vindos à luz no final do século passado e início deste, que a preocupação fundamental da Igreja concentra-se na reforma social, na restauração da sociedade cristã, e essa será a preocupação do episcopado brasileiro. [...].” (AGUIAR: 1998, p. 20)

“Dentro da preocupação da recristianização da sociedade, D. Leme se preocupará com a formação do laicato, a conquista dos intelectuais, a criação da Universidade Católica do Rio de Janeiro e aproximação com o governo. Essa aproximação merecerá toda uma estratégia, pois desde a proclamação da República há separação entre Igreja e Estado.” (AGUIAR: 1998, p. 21)

“O trabalho desenvolvido junto à juventude feminina levou à realização de um curso de 1º de julho a 12 de agosto de 1932, ministrado por Mademoiselle Cristine de Hemptine, Presidente Internacional da Juventude Feminina Católica. Do curso constavam assuntos de Doutrina Social da Igreja e sobre Ação Católica. [...] O referido curso terá uma participação intensa, em cujo período temos a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, e que repercutirá sobre o ânimo dos seus participantes. Mademoiselle Hemptine terá papel marcante no início de nosso Serviço Social.” (AGUIAR: 1998, p. 22)

“Outro trabalho desenvolvido por D. Leme e que terá repercussão nacional é o desenvolvimento junto aos intelectuais e universitários. Existiam alguns nomes, mas ele desejava gente mais nova que pudesse entender seu tempo. Jackson Figueiredo será o primeiro com quem D. Leme conta. [...].” (AGUIAR: 1998, p. 24)

A posição que a Igreja Católica assumiu foi condizente com as Igrejas no resto do mundo, pois os propósitos eram os mesmos, ou seja, de transformar a sociedade com base na doutrina cristã, mas sem questionar a autoridade do estado. Além disso, o Brasil teve como característica a busca por uma aproximação dos intelectuais, inclusive com a criação de Universidades, assim como com a inserção de padres e seguidores da doutrina católica em outras universidades que não a seguissem.

• Como se deu a relação entre a Igreja e o Estado no Brasil?

“[...] Tendo em vista a separação Igreja-Estado desde a proclamação da República, o episcopado nacional procura formas de aproximação. Essa é também uma preocupação de D. Leme, que vai estar presente na Revolução de 1930. Embora a posição do episcopado não fosse unânime com relação à revolução e a Vargas, a Igreja se depara com um dever: aproveitar a mudança de regime para conseguir que se dessem à vida nacional moldes cristãos, [...].” (AGUIAR: 1998, p. 26)

“Em 1922, quando pesam ameaças contra a vida do presidente Epitácio Pessoa, o Cardeal intervém até conseguir salvá-la; chegando a desfilar de carro aberto com o presidente, para demonstrar a relação de apoio à autoridade civil.” (AGUIAR: 1998, p. 26)

“A idéia de um partido católico é rechaçada por D. Leme. Propõe a criação da Liga Eleitoral Católica, que apoiaria os candidatos de qualquer partido que se comprometessem a lutar pelos postulados defendidos pela Igreja. Há postulados essenciais e secundários. O compromisso deve ser com os essenciais: indissolubilidade do casamento, ensino religioso facultativo e assistência eclesiástica facultativa às classes armadas. Posições referentes à problemática social estarão no nível secundário.” (AGUIAR: 1998, p. 27)

Mais uma vez, está presente o objetivo principal da Igreja à época: recristianizar a sociedade. Para isso, a Igreja, e mais precisamente D. Leme, vão lutar para reunir a Igreja ao Estado, já que essa união foi quebrada com a instauração da República no Brasil. Com esse foco, a Igreja faz de tudo para demonstrar seu apoio ao governo, para conseguir de volta o mesmo apoio, como no caso da Liga Eleitoral Católica; nesse momento se torna claro qual a prioridade da Igreja, já que separa por níveis as propostas que devem ser apoiadas pelos políticos que a ela se aliarem, e nessa separação vem primeiramente as doutrinas da Igreja e só depois os assuntos que dizem respeito à questão social.

• Quais foram, e quando foram fundadas as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil?

“É dentro da visão da Igreja até aqui apresentada, que surgem as primeiras escolas de Serviço Social no Brasil. Como já observamos, a questão social – a luta contra a desigualdade social – é uma preocupação assumida pela Igreja dentro de uma luta contra o liberalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com