TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Cirque De Soleil

Por:   •  13/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Rafael Aleixo Samor P. Gasparoni

Trabalho da disciplina Teoria Do Desenvolvimento Organizacional

                                                 Tutor: Prof. José Carlos Beker

Nova Friburgo - RJ

2016

Estudo de Caso : Cirque Do Soleil

Teoria Do Desenvolvimento Organizacional

Fichamento: Cirque Do Soleil

REFERÊNCIA: DELONG, Thomas J.; VIJAYARAGHAVAN Vineeta (2006). art. "Cirque duSoleil" in Harvard Business School (405-P01)

   O Cirque de soleil  foi criado por uma trupe de artistas de rua conhecida como “Le Club des Talons Hauts”, em uma cidadezinha perto de Quebec City – Canadá. É uma companhia com aproximadamente 33 anos de existência, o que não é nada comparado ao seu sucesso, magnitude e referência. Possui características e qualidade ímpares, abrangendo em 2001 mais de 2100 funcionários e nesse mesmo ano, quase 6 milhões de pessoas assistiram as apresentações e em 2002, havia oito produções do Cirque em cartaz em quatro continentes, em 1998 a empresa foi avaliada em US$800 milhões.

   O cirque era essencialmente um circo sem animais. Atento à globalização, saiu pela primeira vez do Canadá em 1987, arriscando tudo quando foram pra Califónia: “Se não conseguíssemos atrair o público teríamos de deixar tudo lá” mostrando sua força, perseverança, auto confiança, iniciativa e de fato, reinventaram o Circo. Ao longo do texto identificamos várias características que determinaram o sucesso da companhia servindo de exemplo e inspiração para as pessoas no seu dia a dia e no seu trabalho. Em 1999 lançaram seu primeiro filme, “Alegria” baseado no espetáculo homônimo e seu primeiro especial de TV “Cirque De Soleil Present Quidam”,em 2000 criou uma produção cinematográfica. O Cirque continuou a diversificar suas atividades comerciais incluindo projetos de publicidade e merchandising. Em 1998 abriu sua primeira loja em seu novo cinema permanente na propriedade de Walt Disney World Resort, na Flórida. Mostrando inovação, criatividade e visão de mercado. Conforme relatos e experiências dos artistas do Cirque De Solei, fica claro o empenho da companhia em se esforçar para manter seus colaborados felizes e motivados, mostrando entender do real valor do capital humano , do clima organizacional, do incentivo aos funcionários e da essência disso, procurando pessoas com brilho nos olhos e fazendo com que todos lá de fato vistam a camisa da empresa: “O cirque ajuda os artistas a crescer e os artistas ajudam o cirque a crescer”. O cirque mostra o quanto é importante e considera a ética nas organizações, a falta de preconceito e a sustentabilidade: “O artista tem de confiar em alguém para aprender uma coreografia de dança. Isso não pode acontecer se o artista tem preconceito contra árabes ou japoneses”. A resiliência de seus fundadores Guy Laliberté e Daniel Gautier, e seus colaboradores são facilmente notadas e sem dúvida uma das várias características que fizeram do Cirque o que é, por exemplo, sabemos da dificuldade que era abrir mão da vida pessoal durante as turnê e da dificuldade de vagas ou promoções em certos casos, o que fazia ainda mais necessário um bom gerenciamento das pessoas e de fato era realizado, com transportes especiais, generosidades, boa gastronomia no Cirque entre outros, deixando clara a resiliência diante das viagens, do estresse, das contusões dos artistas e de seus complexos e muitas vezes perigosos movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com