TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Le Corbusier

Dissertações: Fichamento Le Corbusier. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 2

Charles-Édouard Jeanneret - Le Corbusier

(1887- 1965)

O que destaca Le Corbusier foram as suas idéias de sistematização em sua expressão em um estilo simples, direto e surpreendente.

Arquitetura e urbanismo se integram em sua visão. O problema fundamental é a inserção do espaço edificado no espaço da natureza. Seus edifícios integram-se à paisagem urbana. Constituiu um marco importante no desenvolvimento da arquitetura moderna.

Foi um dos principais arquitetos do movimento moderno, defendendo o uso de materiais simples e do ‘standard’ (formato padrão) nos projetos arquitetônicos. Sua produção foi diferenciada em função da linguagem que adotou para projetar, introduzindo outro olhar na habitação e despertando o prazer de desfrutar do espaço arquitetônico. Sua preocupação não era com o uso e sim com o aproveitamento do espaço produzido.

A liberdade oferecida pelo sistema construtivo do concreto armado, que liberta as paredes de qualquer função estrutural, permitiu a composição dos espaços, volumes e fachadas como uma pintura cubista.

Arquitetura e urbanismo se integram em sua visão o problema fundamental é a inserção do espaço edificado no espaço da natureza seus edifícios integram se à paisagem urbana.

Le Corbusier era a favor dos espaços verdes, planejando pátios, mas sim apartamentos que tenham suas faces para o ar e luz que e com áreas reservadas a jogos e a plantação abundante, enfim a natureza foi levada em consideração. As moradias passam a ser semelhantes à altura e ocupam apenas uma pequena parte do solo, proporcionando assim um lugar mais agradável para viver e conviver. Os livros segundo um discípulo de Le Corbusier foram: - Vers une Architecture (1923), - Urbanisme (1925) - La ville radieuse (1935) - La charte d’athenes (1943)- Propos d’urbanisme (1946)- Maniere de penser L’urbanisme (1946)- L’unite d’habitation de marseille (1950).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com