TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Literatura Estrutura Cognitiva

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

                                               Fichamento

  • Quando o aprendiz possui, em sua estrutura cognitiva, muitos conceitos inclusores sobre determinado assunto em relação ao conteúdo novo que receberá, Ausubel denominou esta aprendizagem de subordinada, pois os conteúdos novos, por serem de generalização menor se subordinaram aos inclusores. O processo que acontece dentro deste tipo de aprendizagem

chama-se diferenciação progressiva. (320)

  • Quando os inclusores são uma subcategoria do material novo, então temos uma aprendizagem supraordenada. Dentre esses tipos de aprendizagem vai ocorrer um processo chamado reconciliação integradora, visto que os novos conteúdos, muito maiores em grau de generalidade, exigirão uma reconfiguração da estrutura cognitiva mais complexa. (321)

  • Aprendizagem combinatória, no caso em que conceitos da estrutura cognitiva ao aprendiz não se constituem em inclusores para a assimilação de novos conteúdos. Neste caso, será necessário ensinar por analogias. (321)
  •  È importante ressaltar, no entanto, que para acontecer qualquer um dos tipos de aprendizagem receptiva significativa mencionados acima, três condições são necessárias, significatividade lógica, significatividade psicológica, disposição favorável. (322)
  • Vale salientar que é preciso fazer a diferença entre Organizadores prévios e inclusores. Organizadores prévios são qualquer atividade que você ira ensinar. Inclusores, por sua vez, se referem ao conhecimento que um aluno já tem e que ajuda incluir um conceito novo. (323)

                             Conclusão

O conteúdo aborda as estrutura cognitivas, a aprendizagem subordinada, a diferenciação progressiva, isto é; quando já temos em mente algum tipo de conhecimento e automaticamente vinhemos a conhecer mas sobre o assunto absorvemos bem menos do que aquilo que já conhecemos, é como se fosse um objeto que guardamos e deixamos de lado como se nunca tivesse existido.

Em relação aos inclusores subcategoria é como se fossem uma formação ou criação de algo, como exemplo das palavras ou frases que precisa da formação de vogais e consoantes para se formar silabas dai forma palavras.

A aprendizagem combinatória se basear através de analogias como por exemplo; você sabe o que é o alimento porque vemos mas não pensamos no que é necessário para a formação do alimento

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com