TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Comparada: Fichamento

Por:   •  14/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 12

P. 31/60-61

A "LITERATURA COMPARADA"*

Benedetto Croce

"O que é literatura comparada?" A resposta a tal pergunta deve começar por descartar,mediatamente,a definição que, primeira e mais facilmente:-se apresenta: a literatura comparada é a fOJ:made pesquisa que se servedo método comparativo. O método comparativo, sem dúvida, porquesimples método de pesquisa, não pode bastar para traçar umcampo de estudo.

(...) a literatura compétrada busca as idéias outemas literários e acompanha os acontecimentos, as alterações, asagregações, os desenvolvimentos e as influências recíprocas entreas diferentes literaturas.

"que a literatura comparada deve seguir o desenvolvimento das idéiase das formas e a sempre nova transformação de matérias idênticasou similares nas diversas literaturas da Antigüidade e dos temposmodernos e deve descobrir as influências de uma literatura sobrea outra nos seus recíprocos relacionamentos - explica-se no próprionome"

Estaaridez, esta sensação de vazioprovém do fato de serem elaspesquisasde mera erudição; qlle, por sisós, não levam a explicar uffia6braliterária e não fazem penetrar no vivo da criação artística. Seu objeto não é a gênese estéticada obra literária, mas ou a históriaexterior da obra já formada (acontecimentos, traduções, imitações,etc.) ou o fragmento do material diverso que ajudou aconstruí-la (tradição literária). Os livros que se detêm estritamentenesta ordem de pesquisas tomam, necessariamente, a forma decatálogo ou de bibliografia, muitas vezes, oculta das melhoresmaneiras, pela agilidade ou brilho do escritor. Falta (e não podefaltar) o estudo do momento de criação, que é o que verdadeiramenteimporta à história literária e artística. (p.61-62)

Insisto neste ponto: que a literatura comparada, no significado acima, não traz à luz nem mesmo o material daobra literária, porque estuda somente a tradição literária (p. 62)

Portanto, a história literáriacomparada, neste terceiro significado, é aquela que considera to",:

dos os antecedentes da obra literária, próximos e longínquos, práticose ideais, filosóficos e literários, deixados soba forma depalavras ou de formas plásticas e figurativas: undsoweiter. (p. 63)

Em outros termos, nãovejo que outra diferença exista neste terceiro significado, entre"história literária" pura e "história literária comparada": salvose com o pleonasmo "c.QJ!lpªrªclª" se queira exprimir a exigênciade uma história literária, que seja verdadeiramenteplena e tenha consciência de toda a extensão de sua função.

Deixando de lado o primeiro significado (que realmente nãodiz respeito à questão), vemo-nos diante de doislllodos diversosde compreender a história literária comparac1a:'um meramente

literário-erudito e o verdadeiramente histórico e explicativo, quecontém em si o momento erudito, mas tomado em sua totalidade,e não em um ou mais fragmentos, como na outra tendência.Naturalmente, ambos os modos são justificados; mas, em um novotipo de ensino ou nas páginas de uma nova revista, seria desejável que o segundo prevalecesse (p. 63-64)

... não há dúvida de que a pesquisa erudita de laboratório...

Os estudiosos do Novo Mundo quererão, de vez em quando,dar-nos possibilidade de sair dos gabinetes empoeirados, ondea literatura perde o seu frescor, e conduzir-nos a respirar, em sua

companhia, as doces brisas da vida. (p.64)

LITERATURA COMPARADA:A PALAVRA E A COISA*

Fernand Baldensperger(p. 65)

NÃO LIDO

CRÍTICA LITERÁRIA, HISTÓRIALITERÁRIA, LITERATURA COMPARADA*

Paul Van Tieghem(p. 45/89)

A este primeiro contatosucede a etapa da crítica literária, ora dogmática, polêmicaou filosófica com Brunetiere ou Paul Souday, ora impressionistacom Anatole France ou Jules Lemaí'tre, sempre subjetiva e nãopropriamente histórica, mesmo na pluma de um ÉmileFaguet.

Em seguida vem ahistória literária, que reintegra a obra e o autorno tempo e no espaço, e explica sobre ela e sobre ele tudoo que pode ser explicado. (p. 91)

E A MORTE DO AUTOR, COMO FICA? (BARTHES)

Esta história literária, à qual chegamos agora, se apresentacom formas bem diversas. A primeira curiosidade que a leiturainspira, já o vimos, nos leva a nos informarmos sobre a pessoae a vida do autor. Por conseguinte, a primeira forma tomada pelahistória literária foi abiográfica.

Estudará sucessivamente as origensda obra, seja na carreira do próprio autor, seja fora dele:

seus antecedentes, suas fontes, as influências que o ajudaram anascer etc; sua gênese, isto é, as etapas sucessivas de sua formação,desde a primeira concepção, às vezes, longínqua, até o momentode sua publicação; seu conteúdo: fatos, idéias, sentimentosetc.; sua arte: composição, estilo, versificação; sua fortuna:sucesso junto ao público, recepção da crítica, reedições, influência,às vezes tardia.A primeira e a última dessas questões ultrapassam o livroconsiderado, e constituem por si sós um estudo especial. Acabamosde falar das influências sob as quais este ou aquele livro foiescrito, de seus antecedentes; depois, das influências que exerceu,de sua descendência.(P. 92)

Com efeito, raramente uma produçãodo espírito é isolada. (...) .Ele (O AUTOR) terá tido precursores; e terá sucessores.A história literária deve situá-Io no gênero, na forma de "arte, na tradição à qual pertence, e apreciar a originalidade doautor, medindo o que ele herdou e o que criou.

De qualquer modo, o jogo de influências sofridas ou exercidasé um elemento essencial da história literária.

Em compensação, se, percorrendo a literatura francesa, atentarmospara seus contatos com outras literaturas, veremos de imediatosua quantidade e importância. A história literária, tal co-immoitaaçdõeesscreeevmemproéss,titmemos.deEtlraatnaãro (p. 93)

Mas para saber oque pertence a Moliere em L:étourdi, Don Juan ou L'Avare, cumpreconhecer o que ele encontrou em Beltramo, em Tirso de Molinaou Cicognini, em Plauto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com