TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Livro - Técnica De Reportagem - Muniz Sodré

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Livro - Técnica De Reportagem - Muniz Sodré. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.391 Visualizações

Página 1 de 3

Item Conteúdo

Referência SODRÉ, Muniz. Técnica de Reportagem – Notas sobre a Narrativa Jornalística. São Paulo: Summus, 1986. 141 p.

Palavras-chave Técnica de Reportagem – Narrativa Jornalística – Jornalismo - Arte de Escrever

Síntese A reportagem é um gênero jornalístico privilegiado. Tem suas regras próprias e através dela se faz história. Este livro, de caráter acentuadamente prático, expõe regras básicas de reportagem. O enfoque é sobretudo descritivo, utilizando textos extraídos de jornais e revistas de nosso país.

Cap. 1

(p. 15 – 32) O autor expõe as principais características para uma reportagem bem feita: “os fatos – e as referências a que estão ligados – serão relatados com precisão, garantindo, mais ainda, a verossimilhança. As principais características de uma reportagem: predominância da forma narrativa, humanização do relato, texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados.” (p. 15).

O autor comenta sobre os dois tipos de conhecimentos que podem ser obtidos através de uma notícia, ou reportagem: “Portanto, conforme o teor da informação, as características dos discursos das notícias e o próprio encadeamento delas, são produzidos conhecimentos de dois tipos. O que traz familiaridade com um tema – e nesse caso o discurso é concreto e descritivo, apenas assinalando os acontecimentos, e o que produz conceitos sobre um tema - com um discurso mais abstrato e analítico, oferecendo informação contextualizada.” (p. 32)

Cap. 2

(p. 36) O autor explica que se pode atingir diferentes reações ao redigir/produzir uma notícia ou reportagem: “Registrar, historiar, opinar e reclamar são funções diferentes que produzem efeitos também diferentes, conforme o objetivo do emissor.”

Cap. 3

(p. 45) O autor define o que vem a ser REPORTAGEM DE FATOS: “trata-se do relato objetivo de acontecimentos, que obedece na redação à forma de pirâmide invertida. Como na notícia, os fatos são narrados em sucessão, por ordem de importância.”

Cap. 3

(p. 64) O autor define o que vem a ser REPORTAGEM DOCUMENTAL: “É o relato documentado, que apresenta os elementos de maneira objetiva, acompanhados de citações que complementam e esclarecem o assunto tratado. Comum no jornalismo escrito, esse modelo é mais habitual nos documentários da televisão ou do cinema. A reportagem documental é expositiva e aproxima-se da pesquisa. Às vezes, tem caráter denunciante. Mas, na maioria dos casos, apoiada em dados que lhe conferem fundamentação, adquire cunho pedagógico e se pronuncia a respeito do tema em questão.”

Cap. 5

(p. 76) O autor explica o que vem a ser “CLAREZA” no jornalismo: “Atributo indispensável ao jornalismo, diz respeito à objetividade narrativa, com vistas à compreensão imediata. O excesso de detalhes, muitas vezes, obscurece a história ao invés de enriquecê-la. Na reportagem, são vitais para não deixar escapar a força do texto – e não perder o leitor no meio da história.

Explica também, o que vem a ser “CONDENSAÇÃO”:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com