TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - O Homem Que Fazia Chover

Dissertações: Fichamento - O Homem Que Fazia Chover. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  5.484 Visualizações

Página 1 de 2

Informações Técnicas

Título do Filme: O Homem que Fazia Chover;

País de Origem: EUA;

Gênero: Drama;

Tempo de Duração: 134 minutos;

Ano de Lançamento: 1997;

Estúdio/Distrib.: American Zoetrope / Constellation Films / Douglas/Reuther Productions;

Direção: Francis Ford Coppola.

Resumo Crítico:

O filme O homem que fazia chover relata as primeiras vivências de Rudy Baylor, um advogado iniciante no mundo jurídico. A história traz primeiro plano o combate de Rudy, com a ajuda bacharel Deck Schifflet, contra uma grande empresa de seguros em busca do auxílio médico devido ao segurado que sofria de leucemia e precisava urgentemente de um transplante de medula. Frente às repetidas negativas, a luta chega à justiça. O cliente enfraquece a cada dia. Defendida por excelentes advogados, a companhia consegue adiar a definição do litígio, usando de artifícios e medidas para ocultar os fatos, além de oferecer propostas de acordo ultrajantes. O enfermo não resiste: morre poucos meses após o início do processo.

Numa narrativa secundária, Rudy conhece uma jovem chamada Kelly, que sofria com agressões por parte do marido, apaixonando-se e envolvendo-se com ela. A moça se decide pela separação do cônjuge e, resolve ir até sua residência para pegar alguns pertences, acompanhada por Rudy. Quando os dois estavam no interior da casa, o marido de Kelly aparece e os surpreende, iniciando uma luta corporal com Rudy e a moça. Após muito esforço, o marido violento é atingido por Rudy e fica desacordado no chão, em seguida Kelly pede para que Rudy vá embora e a deixe só. Ela, aproveitando a situação, assassina seu marido e com isso vai presa, mas, mediante fiança, é liberada, sendo seu ato caracterizado como assassinato por legítima defesa.

O filme tem o grande mérito de demonstrar ideais e princípios que orientam o exercício da advocacia, dirigindo-se, em especial aos jovens profissionais. Embora a defesa intensa, em busca da justiça, não devesse ocorrer maior envolvimento emocional com os clientes, até mesmo para promover a defesa dos clientes plenamente, tal regra não é cumprida pelo advogado, apesar disso não prejudicar o resultado do confronto jurídico.

Observam-se no decorrer do filme práticas não recomendadas no exercício da advocacia, como por exemplo, a conquista irregular de clientes (que eles conseguiam no hospital) e o envolvimento emocional com uma cliente (que seria a Kelly), atos reprováveis na realidade judiciária e no cotidiano brasileiro.

Considerado em geral, o filme traz a tona a discussão sobre a desumanização do exercício da advocacia e da justiça em nome dos interesses econômicos e particulares, a legalidade dos procedimentos e a própria justiça da decisão.

No fim, Rudy conseguiu o veredicto tido por impossível, mas em que acreditava e pelo qual lutava: ganhou a causa e ainda a indenização no valor de 50 milhões de dólares. Entretanto, não recebeu seus honorários e nem seus clientes receberam indenização, mas conseguiu a falência da empresa de seguros e muito prestigio entre os agentes do direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com