TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Parcial Da Obra Cultura: Um Conceito Antropologico

Ensaios: Fichamento Parcial Da Obra Cultura: Um Conceito Antropologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

LARISSA PAULA MOREIRA MARQUES

FICHAMENTO PARCIAL DA OBRA CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

ORIENTADORA: Profa.Dra.Junia Motta Antonaccio Napoleão do Rego

Antropologia

Teresina-PI

2014

Cultura: um conceito antropológico

Da natureza da cultura / determinismo biológico/ determinismo geográfico [ 1 ]

Laraia, R. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2000(13º ed.)

Desde o início do raciocínio humano, os homens se preocuparam com as diferenças- sejam elas nos hábitos familiares, religiões, leis- que existiam entre os diferentes povos. A maioria dos primeiros estudos relacionados à diferença cultural admitiam como divergentes do padrão aceitável os costumes recém-analisados dando espaço para a integração de uma visão etnocêntrica, aonde supõe-se serem melhores aquelas ações às quais o seu raciocínio e o seu corpo já estão adaptados. Com o passar do tempo, a curiosidade sobre as diferenças culturais aguçou mais estudiosos, que em seus trabalhos verificaram nações em que se invertiam tarefas destinadas a cada sexo, diferenciavam-se as leis de casamento, os hábitos alimentares, entre outros aspectos. Um dos estudos que mais enriqueceu a antropologia e a sua pesquisa sobre diversidade cultural foi o de Montaigne (1533-1572) que analisando os costumes dos índios Tupinambá não os enxergou como inferiores aos seus, pelo contrário considerou relativos os julgamentos das ações, ou seja, o que é considerado bárbaro ou espantoso em uma nação pode ser parte integrante da outra. Seguindo esta linha de pensamento percebemos que toda cultura terá costumes que serão considerados excessivos para outras, mas no final todas têm particularidades e não cabe a ninguém extrínseco a elas o julgamento das suas consequências ou o apontamento dos seus defeitos, repugnando-os socialmente.

Com o decorrer dos estudos observou-se a emergência de duas perspectivas que tentaram embasar fundamentos para as divergências culturais são elas: o determinismo biológico e o determinismo geográfico. Porém apesar de reunirem uma grande gama de pessoas dispostas a concretiza-los elas não conseguiram expor razões aceitáveis para esta diferenciação.

Segundo o determinismo biológico a nacionalidade interfere nas aptidões físicas e mentais da pessoa sendo assim, as vocações-sejam elas afetivas, profissionais, esportivas...- estariam a mercê de sua genética. O que não pode ser evidenciado nos estudos antropológicos, pois as pessoas desenvolvem mais os seus anseios a partir de estímulos externos do que através dos traços hereditários. O que pode ser verificado quando observamos os gostos musicais, um indivíduo que nasceu Cultura: um conceito antropológico

Da natureza da cultura / determinismo biológico/ determinismo geográfico [ 2 ]

Laraia, R. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2000(13º ed.)

em um país europeu e foi trazido para o Brasil para se integrar a uma família que cultiva os costumes nacionais sem ter mais nenhum contato com a sua origem terá uma maior possibilidade de agradar dos ritmos tropicais do que das canções européias, o que contraria a pregação do determinismo biológico. Este fato pode ser bem exemplificado da seguinte frase de Félix Keesing"não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais". A diferenciação das ações segundo o sexo do indivíduo também pregado pelo determinismo biológico é veementemente contrariado uma vez que muitas atividades exercidas por mulheres em uma cultura já empreendidas por homens em outra, e vice-versa. As diferenças entre os sexos é resultado de um bombardeamento de costumes de cada cultura que desde crianças determinam as ações destinadas a cada sexo segundo as suas diretrizes.

O determinismo geográfico, por sua vez, considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural, ou seja, dependendo do espaço que o indivíduo integre ele desenvolverá ou não certas aptidões. Esta ideia foi fortemente refutada por antropólogos como Boas e Wissler que afirmaram ser possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico, ou seja, não são parâmetros latitudinais que ditam as diferenciações culturais uma vez que povos que vivem em regiões com características semelhantes desenvolvem habilidades totalmente diferentes para garantir a sua sobrevivência.

As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhe são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu ambiente. Essas diferenciações foram promovidas através dos variados instrumentos de sobrevivência desenvolvidos por cada nação, por meio tanto dos estímulos externos como também da integração da sociedade nos mais variados ramos- profissional, familiar, político, entre outros. Estes instrumentos que promovem a diferenciação e exalta a particularidade de cada nação pode também ser denominado cultura.

Indicado para estudantes de antropologia.

Biblioteca Central da UFPI.

Cultura: um conceito antropológico

Da natureza da cultura/ o desenvolvimento do conceito de cultura [ 1 ]

Laraia, R. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2000(13º ed.)

O primeiro estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com